sexta-feira, 25 de março de 2011

Mortos por terremoto chegam a 70 em Mianmar e na Tailândia

Tremor de 6,8 graus na escala Richter derrubou edifícios e assustou turistas

World VisionMynamar/AFPWorld VisionMynamar/AFP
Terremoto de 6,8 graus destruiu estradas na região de Tachilek, em Mianmar; ao menos 70 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas

Ao menos 70 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas no terremoto de 6,8 graus na escala Richter que atingiu a região fronteiriça entre Mianmar, Tailândia e Laos nesta quinta-feira (24), indicaram fontes oficiais. A maior parte das mortes aconteceu em aldeias situadas na região nordeste de Mianmar, próxima à Tailândia, de acordo com funcionários da cidade de Tachilek citados pela rádio estatal tailandesa.
Além de Tachilek, também houve vítimas e edifícios derrubados em Mong Lin, Mang Pyak e Tarlay. Neste último povoado, próximo ao epicentro, 20 pessoas morreram e 45 edifícios desmoronaram, incluindo os mosteiros de Fonekha, Naamkham e Parhlaing. Também houve relatos de edifícios parcialmente destruídos em Mong Lin e Tachilek.
Fontes militares mianmarenses indicaram que entre os mortos há pelo menos 17 soldados e civis que estavam em alojamentos do Exército situados nos arredores de Tachilek, um das passagens fronteiriças com a Tailândia. Cerca de 40 feridos foram atendidos no hospital da cidade, onde as autoridades estabeleceram o centro de resgate e ajuda aos desabrigados.
Além disso, outra mulher morreu na Província tailandesa de Chiang Rai após uma parede de sua casa desmoronar enquanto ela dormia.
O terremoto pôde ser sentido em Bancoc, Hanói e em cidades do sul da China, a várias centenas de quilômetros de distância. O forte sismo causou um blecaute temporário na cidade fronteiriça tailandesa de Mae Sai, e alguns turistas deixaram seus hotéis e dormiram ao relento por temer réplicas em outras comunidades do norte do país.

Confira também

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que mede a atividade sísmica mundial, o epicentro foi localizado a 10 km de profundidade e a 82 km ao norte de Chiang Mai, a segunda maior cidade da Tailândia e um dos principais destinos turísticos do país. O tremor ocorreu às 20h55 da hora local (10h55 de Brasília), 589 km ao nordeste da capital mianmarense, Yangun, e 772 km ao norte de Bancoc. O sismo atingiu uma região remota, montanhosa e pouco habitada que faz parte do chamado Triângulo de Ouro do tráfico de drogas, onde convergem as fronteiras de Mianmar, Laos e Tailândia.


Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário