quarta-feira, 30 de março de 2011

EUA mandam CIA à Líbia para ajudar rebeldes, diz agência

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma ordem que autoriza o apoio secreto do governo norte-americano às forças rebeldes que tentam derrubar o ditador líbio, Muammar Kadafi, disseram à agência Reuters funcionários do governo em condição de anonimato nesta quarta-feira.
Obama assinou a ordem nas últimas duas ou três semanas, segundo quatro fontes do governo familiarizadas com o assunto que falaram à Reuters.
Tais decisões são a principal forma de diretriz presidencial usada para autorizar operações secretas da CIA [agência de inteligência americana].
Procuradas pela Reuters, tanto a CIA quanto a Casa Branca se recusaram a comentar de imediato.
Em entrevista à rede de TV NBC na noite desta terça-feira, Obama disse que Kadafi está amplamente enfraquecido e "não tem o controle da maior parte da Líbia neste momento", acrescentando que não descarta a possibilidade de fornecer armas aos rebeldes.
A questão sobre armar ou não os rebeldes líbios para que possam fazer frente às forças leais a Kadafi causa polêmica. Ontem, o secretário-geral da Otan, Andres Fogh Rasmussen, rejeitou a possibilidade.
Hoje, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que a coalizão de forças internacionais que está lançando ataques na Líbia não tem o direito de armar os rebeldes.
Combatentes rebeldes, principalmente forças armadas com armas leves e em caminhonetes, disseram ter sido superados pela potência e alcance das armas de Kadafi.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário