sábado, 26 de março de 2011

Em JP, frota de veículos cresce quatro vezes mais que população

Da Redação
Com Camila Alves, do Jornal da Paraíba


A frota de veículos de João Pessoa cresce quatro vezes mais que a população da cidade, conforme declaração do superintendente de Transportes e Trânsito da Prefeitura municipal, Nilton Pereira de Andrade. Segundo ele, as estimativas foram feitas com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam taxa de crescimento da população da Capital de 2% ao ano, enquanto a frota de veículos (registrada na STTrans) aumenta no ritmo de 8%.

“Os dados foram consultados em janeiro, mas essa é uma realidade que não muda de repente e que vem se agravando principalmente nos últimos cinco anos”, frisa Nilton Pereira. De acordo com a proporção apontada pelo superintendente, a cada novo bebê que nasce em João Pessoa, quatro carros entram em circulação. Nilton revela ainda que, enquanto em 2005 o número de veículos licenciados por dia era de 30, em 2010, apenas cinco anos depois, o registro mais que triplicou, chegando a 93 por dia.

Nilton diz que o problema vai além da questão de trânsito, porque envolve uma série de esferas. Para o superintendente, a solução para essa desproporção carro/pessoa é um investimento pesado dos municípios, com o suporte federal, em políticas de valorização do transporte público.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está elaborando um plano de reestruturação desse meio para dotá-lo de qualidade ao ponto de as pessoas deixarem seus carros em casa e optarem por uma alternativa mais benéfica ao trânsito e ao planeta.

“O problema é que a classe média só quer andar de carro, porque o transporte público não é bom. Então vamos imprimir qualidade para que os coletivos atraiam o usuário”, apontou Nilton, informando que o plano de valorização prevê, por exemplo, a instalação de corredores e programação semafórica exclusivos para os ônibus.

O tipo de veículo também deve ser modificado para ter uma capacidade maior e o sistema será integrado ao de bicicletas. “A ideia é dotar os corredores de bicicletário para facilitar o deslocamento da população de baixa renda”.

O superintendente também não descarta o aumento da frota dos coletivos, já que o crescimento da demanda implica aumento da oferta. Nilton destaca ainda que o transporte público é o que mais leva pessoas dentro da cidade. Enquanto o ônibus, que ocupa o espaço de dois veículos, transporta de 50 a 60 passageiros, dois carros são ocupados, em média, por apenas três pessoas.

PAC

Nilton revelou que a PMJP, em parceria com o governo do Estado, vai apresentar propostas – dentro do programa Federal "PAC Mobilidade Urbana" – para melhorar o sistema de transporte público da Região Metropolitana de João Pessoa.

Fonte: Portal Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário