domingo, 27 de março de 2011

Com direito a 100º gol de Ceni, São Paulo bate Corinthians e encerra longo tabu: 2 a 1

Clássico em Barueri teve nervosismo e três expulsões: Alessandro, Dentinho e Dagoberto

Edson Lopes Jr/R7Edson Lopes Jr/R7
Dagoberto comemora gol que abriu o placar

O clássico entre São Paulo e Corinthians, disputado na Arena Barueri neste domingo (27), definitivamente ficará marcado na história como um dos mais emocionantes já vistos. A vitória do Tricolor por 2 a 1 jogou por terra um tabu de quatro anos e 11 jogos sem êxitos sobre o rival, e teve um componente todo especial: o 100º gol da carreira do goleiro Rogério Ceni. 
 
O camisa 1 da equipe do Morumbi foi fundamental para o resultado. Fez excepcional defesa no início do segundo tempo, em cabeçada de Jorge Henrique, quando a partida estava 1 a 0, e entrou para a galeria dos grandes do futebol mundial pouco depois, ao marcar, de falta, o gol de número 100 de sua carreira, fato inédito até então para um goleiro.

Dagoberto, artilheiro são-paulino na competição, abriu o caminho para a importante vitória e também mereceria destaque,  não fosse a expulsão infantil no segundo tempo, que quase jogou por terra o resultado. No quesito "pisadas", aliás, Dentinho também merece um puxão de orelhas, pois marcou seu gol e, após agredir Rodrigo Souto, também foi expulso.

O resultado levou o Tricolor aos 34 pontos, suficientes para ultrapassar o Corinthians, que também soma 34, mas tem uma vitória a menos e, agora, é terceiro no Paulistão, atrás também do Palmeiras, com 35.

O Corinthians começou a partida tomando a iniciativa e partindo para cima do São Paulo. A primeira boa chance surgiu aos 8min, em um vacilo de Alex Silva. O zagueiro, que chegou a pedir conselhos ao irmão Luisão, que se acostumou a enfrentar Liedson pelo Benfica-POR, roubou a bola do Levezinho perto da linha de fundo, mas cochilou, viu o camisa 9 se recuperar e servir Morais, que acabou batendo prensado, para fora.

A resposta são-paulina veio na mesma moeda, após roubada de bola de Carlinhos Paraíba, que gerou escanteio. Na cobrança, a defesa rebateu e, na sobra, Jean encheu o pé, assustando o goleiro Julio Cesar.

A essa altura, passados 16min, o jogo já estava equilibrado, com o São Paulo chegando novamente perto da meta alvinegra em chute de Dagoberto, que desviou em Fábio Santos e quase entrou no canto esquerdo baixo de Julio Cesar.

O jogo continuou equilibrado e precisou de um detalhe para sair do zero no primeiro tempo. Fator surpresa de Tite, Paulinho arriscou chute de fora da área, mas errou o alvo. Dagoberto, por sua vez, aproveitou o espaço dado pelo meio-campo corintiano e, com uma bomba, acertou o canto de Julio Cesar, aos 39min: 1 a 0.

A vantagem antes da descida para os vestiários poderia até ter sido maior, não fosse a “fome” de Fernandinho, que preferiu arriscar o chute após boa jogada individual, enquanto Dagoberto pedia livre no meio da pequena área.

O Corinthians voltou com tudo para o segundo tempo e só não empatou aos 2min graças a Rogério Ceni, que fez monumental intervenção após cabeçada de Jorge Henrique à queima-roupa, na pequena área.


A defesa foi só um cartão de visitas para o que estava por vir. Aos 9min, após Fernandinho ser derrubado por Ralf, Rogério Ceni atravessou o campo, pegou a bola, ajeitou com carinho e, com um lindo chute, mandou no ângulo de Julio Cesar, para marcar o gol de número cem de sua carreira e explodir a Arena Barueri de alegria. 
 
Em desvantagem, Tite tentou mexer no Corinthians, sacando Jorge Henrique e Morais para as entradas de Willian e Cachito Ramírez, mas quase viu seu plano naufragar aos 19min, após Alessandro agredir Dagoberto e ser expulso de campo. A situação só não complicou de vez graças a Dentinho, que diminuiu aos 22min, em chute de fora da área, e colocou fogo no jogo, um minuto antes de Dagoberto, que já tinha cartão amarelo, ser novamente advertido pela arbitragem e expulso de campo.

O jogo ficou quente e aos 29min, pouco depois de se desentender com Rhodolfo, o atacante Dentinho recebeu falta de Rodrigo Souto, se irritou, agrediu o volante e também foi para o chuveiro mais cedo, prejudicando a reação corintiana e ajudando o Tricolor a decretar o fim do longo tabu.

A vitória poderia ter sido mais elástica se Marlos não fosse fominha ou se Jean, após fazer linda jogada individual aos 43min, segundos antes do pentacampeão Rivaldo entrar em campo, caprichasse um pouco mais na finalização.


Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário