quinta-feira, 31 de março de 2011

Secretário garante redução nos homicídios da PB e diverge do Ipea

Jhonathan Oliveira

O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, comentou nesta quinta-feira (31) o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrando que o Estado tem um índice de homicídios mais alto que a média nacional. Ele discordou dos números e disse que na área de segurança existe uma fraqueza com relação a dados estatísticos.
Cláudio Lima admitiu que a taxa de homicídios é uma das maiores preocupações da segurança estadual. Porém, disse que os números divulgados pela pesquisa não correspondem à realidade. O secretário garantiu que somados os dois últimos anos, a Paraíba já conseguiu reduzir em cerca de 40 % a média de homicídios.
“O Brasil é tão carente de dados que essa própria pesquisa é pobre. De 2008 para 2009 a Paraíba reduziu em 20 % a taxa de homicídios e de 2009 para 2010 em mais 20 %. Agora, nós sofremos muito com essa pobreza de dados”, disse Cláudio, em entrevista ao Programa Polêmica Paraíba.

De acordo com a pesquisa do Ipea a taxa média de homicídio doloso(onde existe a intenção de matar) na Paraíba é de 31,2 casos por cada 100 mil habitantes no Estado, ficando bem acima da média nacional de 22,47 assassinatos. O estudo ressaltou ainda que o investimento em segurança pública no Estado é inferior à média nacional. Enquanto a Paraíba gasta por pessoa R$ 149,22, a média do país é de R$ 200,06.
“A segurança é de responsabilidade de todos. Ela também depende de uma atuação política de forma continuada”, acrescentou Cláudio.
Avaliação
Avaliando os primeiros meses à frente da secretaria, Cláudio disse que já houve alguns avanços no combate à criminalidade no Estado. No entanto, argumentou que ainda não está satisfeito com o trabalho.
“Eu ainda não estou satisfeito acredito que o trabalho pode ser muito melhor. Para ser ter sucesso é necessário um trabalho sério e exatamente essa a minha disposição”, afirmou.
Como avanço, Cláudio citou a repressão aos assaltos à agencias bancárias. Ele afirmou que nesses primeiros meses do ano mais de 30 bandidos envolvidos com esse tipo de crime já foram detidos.
“Isso é um problema que está acontecendo em várias partes do país. A diferença é que aqui na Paraíba nós conseguimos implantar uma política de inteligência e reduzir esses crimes”, disse.

portalpb1

Nenhum comentário:

Postar um comentário