domingo, 20 de novembro de 2011

UFC 139: Em luta épica, Dan Henderson vence Shogun e entra na fila pelo cinturão

Mesmo muito castigado no começo da luta, brasileiro resiste ao cansaço e aos ferimentos e mostra muita resistência durante cinco rounds de combate

Por SporTV.com San Jose, EUA
 

O americano Dan Henderson conseguiu neste sábado, no UFC 139, uma vitória épica que pode levá-lo à disputa do cinturão dos pesos meio-pesados. 

Atuando de forma convincente, o californiano derrotou o brasileiro Maurício Shogun em uma batalha espetacular de cinco rounds por decisão unânime dos juízes. Com o triunfo, Hendo se torna um dos principais candidatos a lutar pelo título da categoria contra o vencedor da luta entre o atual campeão, Jon "Bones" Jones e o brasileiro Lyoto Machida, que acontece no UFC 140, em 11 de dezembro, em Toronto, no Canadá.

ufc 139 - Mauricio Rua x Dan Henderson (Foto: Agência Getty Images)Dan Henderson vence Maurício Shogun em bataha épica de cinco rounds no UFC 139 (Foto: Getty Images)
 
- Tudo que posso dizer é que esse cara consegue aguentar muitos socos. Bati forte, e ele aguentou tudo. É um guerreiro. Eu deveria ter finalizado a luta. 
Acho que essa pode ter sido a luta mais difícil da minha vida, e acho que mereço a chance de disputar o título da categoria - disse Dan Henderson após a luta.

O brasileiro mostrava-se decepcionado pelo resultado do combate, mas parabenizou o seu adversário pela vitória.

- Dan Henderson bateu muito forte, parabenizo-o pelo resultado. Eu tentei usar o jiu-jitsu, e talvez eu até pudesse ter vencido, mas infelizmente não foi possível - disse Shogun, com dificuldade para falar devido ao inchaço na boca decorrente dos golpes recebidos.
 
A luta

O primeiro round começou com Henderson encurralando Shogun na grade e acertando golpes seguidos no brasileiro, com uma sequência de socos e uma tentativa de guilhotina que, por pouco não foi encaixada. Desorientado pelos golpes do americano, Shogun cadenciou a luta e ganhou tempo para se recuperar no round. Aparentando estar melhor fisicamente, Hendo continha as entradas do brasileiro. Até que, a 1m19s do fim do assalto, Shogun acertou um bom golpe e derrubou o veterano, que conteve a reação e travou a luta até soar o gongo. Sangrando bastante no supercílio esquerdo, o ex-campeão meio-pesado parecia cansado e desgastado.

No segundo assalto, Henderson manteve o seu ritmo, aproveitando o desgaste do brasileiro para aplicar seguidos golpes e evitar uma recuperação de Shogun na luta. Forçando a luta na curta distância, o americano impedia que Shogun impusesse o estilo de luta que o consagru, com golpes dados fortes, preparados à distância. No intervalo, o córner do americano dizia seguidamente para Henderson que Shogun "estava morto".
 
Shogun aguenta castigo, mas se recupera

O terceiro round teve em seu início uma sequência devastadora de golpes de Dan Henderson contra o brasileiro, praticamente forçando o árbitro Josh Rosenthal a encerrar o combate. Apesar de ser duramente castigado, Shogun resistiu e tentou uma chave de tornozelo, que por pouco não conseguiu encaixar. Muito cansado e castigado, o curitibano resistia bravamente, recusando-se a desistir da luta. No intervalo, o árbitro pediu a entrada do médico no octógono para avaliar a condição física do brasileiro, que tinha muitos ferimentos no rosto. Após ser examinado, Shogun foi autorizado a continuar o combate.

No quarto round, Shogun tentou surpreender o americano tentando levar a luta para o chão, mas o cansaço e o desgaste impediam de manter Henderson sob contrle. Lutando com o coração, Shogun conseguiu se livrar de um crucifixo aplicado pelo americano, e ficou por baixo na luta de chão. Após serem separados pelo árbitro, os dois lutadores voltaram à trocação, e Shogun acertou um golpe fortíssimo, abalando Henderson, que resistiu ao castigo e conseguiu segurar o brasileiro no chão até o fim do round.

No quinto e decisivo assalto, com os dois atletas muito cansados, o combate recomeçou com o brasileiro puxando o americano para a de chão, conseguindo a montada e iniciando o "ground and pound". Mesmo canado, Henderson conseguiu amarrar a luta e segurar o ímpeto do brasileiro. A dois minutos do fim da luta, Shogun conseguiu novamente se livrar do americano e dsferir alguns golpes, mas o desgaste era muito grande, e a força dos socos era menor que o necessário para nocautear o americano. Mesmo dominando a parte final do combate, Maurício Shogun não conseguiu nocautear o americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário