terça-feira, 29 de novembro de 2011

Maranhão em crise: Polícia Civil se une à PM em greve

Parece que a tendência da crise vivida na relação entre o governo Roseana Sarney e os profissionais de segurança pública do Maranhão é se agravar:´além da Polícia Militar, que desde a semana passada ocupa a Assembléia Legislativa em reivindicação, a Polícia Civil do estado também entrou em greve, e neste momento muitos dos seus servidores estão também acampados na Assembleia:


Policiais civis chegaram a Assembléia Legislativa. Eles realizaram uma assembléia geral e sairam em carreata até o prédio do poder legislativo.


Os policiais civis foram recebidos com grande festa, carraão de som, buzinas e gritos de “vem!”.


Policiais civis e militares esqueceram as rusgas históricas e se abraçaram festivamente.
Foto: Louremar Fernandes



Foto: Louremar Fernandes
Com a postura inflexível do Governo (que só admite alguma ‘negociação’ com o fim da greve), e com a ameaça de punição disciplinar e até demissão dos policiais que aderirem ao movimento, a resistência dos manifestantes  parece crescer, recebendo cada vez mais adeptos em todo o estado, inclusive do Batalhão de Polícia de Choque.


Em referência aos movimentos que estão ocorrendo no Oriente Médio, onde seus povos estão se libertando de ditadores através de manifestações populares nas ruas, já se fala em uma “Primavera Maranhense”, com a realização de uma grande passeata tendo como mote a expressão "Fora Roseana Sarney!": é a adesão da população local à mobilização iniciada por policiais militares.


A OAB estadual emitiu nota exigindo solução para o impasse, e a bancada federal maranhense tentará intervir no conflito. Enquanto a situação não é resolvida, o Exército e a Força Nacional estão patrulhando as ruas do estado. 

Se não houver maleabilidade nas negociações, a crise pode se generalizar, havendo consequências políticas irreparáveis. Como ocorreu com alguns ditadores do Oriente Médio, parece que o governo cai mas não dá o braço a torcer.


Louremar via abordagem policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário