quarta-feira, 2 de novembro de 2011

João Pessoa - PB: Os bairros mais violentos da Capital Paraíbana

íbanaSegundo dados do 1º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba (BPM), Manaíra é hoje o bairro de João Pessoa onde é maior o risco de ser assaltado, com 579 ocorrências registradas este ano. Com relação a homicídios, o Bairro São José lidera as estatísticas, com 20 assassinatos. Por esse motivo, Manaíra será o próximo bairro da capital a ganhar uma base de polícia comunitária, até o final de novembro, de acordo com informações do comandante do 1º BPM, Coronel Jéferson Ferreira.


De janeiro a outubro, o 1º BPM registrou 11.906 ocorrências em sua região de abrangência, que corresponde a 16 áreas de João Pessoa, além das cidades de Bayeux e Cabedelo. Desse total, o Centro é o bairro onde se concentra o maior índice geral de crimes, totalizando 2.504 ocorrências, mas, segundo o Coronel Jéferson, isso se dá por ser uma área comercial de grande fluxo de pessoas.


Ainda segundo o comandante, os pequenos furtos e roubos têm uma única razão de ser: o consumo de drogas. “Para se ter uma idéia, um celular de R$ 500, eles vendem por R$ 20. Isso acontece com tudo que eles conseguem levar. Tudo é vendido por uma micharia, apenas para bancar o vício e financiar a ciranda do tráfico de drogas”, afirmou. O Coronel enfatizou, contudo, que esses dados não correspondem à realidade nua e crua, pois, em muitos casos, as pessoas deixam de registrar o boletim de ocorrência, porque acham que os valores perdidos são insignificantes.


Da mesma forma, disse que não se pode atribuir a ocorrência de crimes em determinados áreas, como Manaíra, única e exclusivamente à vizinhança com bairros como o São José, por exemplo. “Isso se dá por razões maiores. Se um determinado bairro sofre com a ação da polícia, consequentemente os criminosos tendem a se deslocar para outras áreas. A criminalidade não está restrita a um determinado bairro”, disse.


Já em relação aos crimes violentos, letais e intencionais (CVLI), que envolvem homicídios, latrocínio (roubo seguido de morte) e os crimes violentos contra a vida, os números tendem a cair até o final do ano, conforme afirmou o Coronel Jéferson. “Nós estamos numa tendência a quebrar a curva de crescimento do CVLI. No Bairro São José, por exemplo, já estamos completando 42 dias sem qualquer assassinato. No Alto do Mateus, o número sem esse tipo de ocorrência é ainda maior, pois já são 60 dias”, disse.


Polícia Comunitária tem sido vista como solução – Segundo estatísticas fornecidas pelo 1º BPM, Mandacaru é o terceiro bairro onde mais se registram ocorrências policiais dentro da área de abrangência do Batalhão. Neste ano, foram 1.100 registros. Porém, para o Coronel Jéferson, esta realidade, em comparação com o ano anterior, é animadora. “Em 2010, tínhamos uma média de oito assassinatos por semana em Mandacaru. Já nos últimos quatro meses, só registramos quatro assassinatos, tendo o índice zerado em julho e agosto”, afirmou. Os números baixos refletem, segundo ele, a ação da polícia comunitária no bairro, a qual, apesar de ter sido inaugurada apenas no último dia 25, tem atuado na área desde o início do ano.


Ilha do Bispo e Alto do Mateus são os outros dois bairros de João Pessoa que possuem bases de polícia cidadã. De acordo com o comandante do 1º BPM, a presença dos policiais na comunidade tem sido fundamental. “Os locais que já dispõem de bases de polícia comunitária têm apresentado resultados preponderantes, pois os policiais passam a fazer parte daquela comunidade. Gera-se uma relação mútua de confiança do policial com a sociedade, de forma que as denúncias ocorrem de forma mais freqüente, e isso potencializa a ação da polícia militar, tanto em nível de inibir a criminalidade, tanto de coibi-la”, disse.


Ranking geral de ocorrências policiais (janeiro a outubro de 2011)
1º - Centro – 2504 ocorrências
2º - Cruz das Armas – 1473 ocorrências
3º - Mandacaru – 1100 ocorrências


Ranking de homicídios
1º - Bairro São José – 20 ocorrências
2º - Renascer (Cabedelo) – 12 ocorrências
3º - Cruz das Armas – 4 ocorrências


Ranking de crimes patrimoniais (roubos e furtos)
1º - Manaíra – 579 ocorrências
2º - Centro – 424 ocorrências
3º - Bairro dos Estados – 121 ocorrências

 
PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário