quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Paraíba é 2º estado mais violento do Brasil

A Paraíba é o segundo estado mais violento do Brasil, perdendo apenas para Alagoas. É o que revelam os números divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça, nesta quarta-feira (22).

Em 2010, foram registrados 38,2 homicídios para cada 100 mil habitantes, quatro vezes mais do que o tolerado pela ONU, que é de 10 para cada 100mil.

Para surpresa da sociedade, os grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro – antes considerados de extrema violência – registraram diminuição no número de mortes provocadas, ou seja, por assassinato.

Em São Paulo, o índice caiu de 11,0 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2009 para 10,6 em 2010. Já no Rio de Janeiro, os números passaram de 33,2 em 2009, para 27,6 em 2010.

De acordo com especialistas em estudos sobre violência, a redução dos números de mortes nos estados de SP e RJ, foi provocada pela implantação de políticas públicas voltadas para o combate a criminalidade nas localidades. 

Trabalho que segundo eles, vem sendo realizado pelos políticos locais, durante toda a última década, principalmente para coibir o tráfico de drogas.

Ainda para os estudiosos, a migração dos bandidos do Sudeste para o Nordeste, está provocando o aumento crescente no número de homicídios na região.

Portalcorreio - Pollyana Sorrentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário