terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mossoró - RN: Governo nomeia para o subcomando do 12 BPM Major que já foi preso com carro roubado

 

O Governo do Estado adotou uma estratégia estranha para combater a bandidagem em Mossoró, onde já foram registrados até o momento média de 66 homicidios por universo de 100 mil habitantes em 2011. A ‘estratégia’: Primeiro não investiu em Polícia Civil e nem no ITEP, apesar de ser fundamental, e segundo designou para o subcomando do 12º BPM de Mossoró, inaugurado pela Governadora Rosalba Ciarlini sem convocar um PM, um oficial preso em flagrante este ano por receptação de roubo. Trata-se do Major PM Divanaldo Marques Duarte, que no mês de fevereiro deste ano foi flagrado pela Policia Civil (delegado Delmontiê Falcão), em Macau, onde era o comandante da Companhia Independente de Polícia Militar, com um Cross Fox com placas frias, que havia sido tomado de assalto no mês anterior no bairro de Neópoles, em Natal. Divanaldo foi indiciado e posteriormente denunciado pelo Ministério Público Estadual e a juíza Cristiany Maria de Vasconcelos, de Macau, diante das evidências e inúmeras provas, aceitou a denuncia, tornando o atual subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar réu num processo por receptação de carro roubado.

Divanaldo ficou preso por um tempo e foi solto a mando do Tribunal de Justiça do Estado, muito embora o delegado Delmontiê Falcão diga com todas as letras no indiciamento que ele havia adquirido o carro usando de má fé, diante as circunstâncias colhidas no processo investigatório. Para a defesa do major Divanaldo, no entanto, a prisão do oficial foi abusiva, ilegal e inconstitucional. Ao menos é o que afirma o advogado Augusto César Pinheiro Saraiva. Os agentes administrativos do Estado parece concordar com o advogado e discordar das provas. Logo após sair da prisão, Divanaldo Marques foi nomeado para o subcomando do XI BPM de Macaíba. Agora, o Major Divanaldo Marques foi designado pelo Governo Rosalba Ciarlini para combater a bandidagem em Mossoró, onde a governadora disse que tinha um plano para reduzir a bandidagem. O comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, declarou no Jornal de Fato que não existe nenhum impedimento a nomeação do Major Divanaldo para o subcomando do 12º BPM. Disse que o IPM instaurado para apurar o caso será concluído quando o processo na Justiça comum for concluído. Até lá o major Divanaldo, conforme Araújo, está livre para trabalhar em qualquer função.
 
O 12º BPM de Mossoró tem no comando o tenente coronel Alvibá Gomes, oficial com ficha limpa, respeitado e muito querido na sociedade mossoroense e também no Alto Oeste do Estado, onde já comandou a PM no passado. Sucesso ao Alvibá Gomes.

Fonte: Com informações de reportagem publicada hoje no Jornal de Fato, no site do Tribunal de Justiça do Estado e arquivos de matérias publicadas no dia 6 de fevereiro de 2011 pela internet e jornais impressos, como a Tribuna do Norte.

Matéria retirada do site Cardoso Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário