sábado, 19 de novembro de 2011

GTO do 10º BPM, dedicação e profissionalismo a serviço da sociedade do Vale e Região Oeste

Existem fatos que valem mais que palavras, o GTO do 10º BPM é um exemplo de dedicação, humildade e profissionalismo na luta diária contra o crime na região do Vale do Açú e Médio Oeste do RN. Criado em 1997 o GTO é uma tropa de segundo esforço, porém atua no dia-a-dia da cidade e foi responsável por várias ações contra a bandidagem que insiste em permanecer no Estado. Algumas ações repressoras deste grupamento se destaca, sem desmerecer as ações preventivas, onde apenas a presença da equipe, desencoraja a ação por parte de criminosos. 



No dia 20 de agosto de 2003, uma viatura do GTO do 10º BPM tentou abordar um "comboio" de veículos que estavam em atitude suspeita próximo a cidade de Itajá. Com a aproximação da Polícia, houve fuga e próximo a Angicos um dos suspeitos desceu de uma caminhonete L-200 e iniciou uma intensa troca de tiros, ao amanhecer o dia os PMs do GTO conseguiram prender o acusado em poder de 3 armas e muita munição. Para surpresa dos Militares, o suspeito era o perigoso ANDERVÂNIO AQUINO NOGUEIRA, um dos bandidos mais procurados do Ceará e parceiro de CHICO ORELHA, que mais tarde seria morto pelo BOPE e o GTO de Mossoró em Baraúnas. 

ANGICOS

No dia 4 novembro de 2008 em Angicos, três bandidos estavam tentando assaltar uma loja de eletrodomésticos quando uma viatura do GTO de Assú passava em patrulhamento pela cidade, os PMs viram a ação e deram voz de prisão aos bandidos, que atiraram contra os militares. Na troca de tiros dois suspeitos foram mortos e um preso, duas armas foram apreendidas na ação.   

CARAÚBAS 

Dando cumprimento a um mandado de busca e apreensão, o GTO de Assú foi recebido a tiros pelo traficante conhecido por AMARAL, na cidade de Caraúbas. Comandados pelo Cap. Brilhante, o militares conseguiram balear o acusado, que veio a óbto ao dar entrada no Hospital de Caraúbas. A operação foi encontrado drogas e um revolver calibre .38.

RAFAEL GODEIRO/ALMINO AFONSO  


Após uma denúncia anônima, policiais do GTO do 10º BPM, sob o Comando do Cap. BRILHANTE, conseguiram interceptar entre Almino Afonso e Rafael Godeiro um veículo Siena roubado de um Sargento da PM, na tentativa de abordagem houve reação por parte da quadrilha e dois bandidos foram mortos. Cuim (suspeito de matar um Capitão do EB) e Eudes "Chocolate", ambos fugitivos de presídios no Ceará e integrantes da quadrilha de JOÃO DA BESTA, mais dois bandidos sairam feridos, porém conseguiram fugir do cerco montado após o confronto. Um rifle .44, um revolver .38 e muita munição de vários calibres foram apreendidas na ocorrência e o veículo recuperado. 

CAMPO GRANDE 



Após os militares do GTO verificar a fotografia de um dos acusados pelo sequestro do ex-prefeito de Antonio Martins, o suspeito cruzou com a guarnição na BR 226 e foi prontamente reconhecido pelos Soldados. Rapidamente a viatura realizou a abordagem e o bandido confessou o crime, dando início a desarticulação da perigosa quadrilha. 5 dos 7 acusados foram presos no mesmo dia e todo o dinheiro do resgate foi recupelado, duas armas foram apreendidas na operação. 

ASSÚ

No dia 10 de janeiro de 2010, foi desmantelada uma quadilha de assaltantes que vinha aterrorizando o Vale do Açú. Após vários assaltos na região, um dos bandidos com uma motocicleta roubada deu de cara com o NORE de Assú, na fuga ele abandonou o veículo e entrou na mata fechada. O GTO de Assú foi acionado e se deparou com o bandido armado de pistola .380 e um revolver .32, ao ser dada a ordem de parar, NÉLIO abriu fogo e atinguiu a viatura do Grupo, porém foi alvejado e morreu a caminho do Hospital Regional de Assú. Na ação duas armas foram apreendidas, uma pistola e um revolver e uma motocicleta foi recuperada e entregue ao verdadeiro dono.


ASSÚ



No dia 26 de janeiro, após uma abordagem a um veículo, policiais militares do GTO prenderam 4 acusados de vários crimes na região do Vale, com os suspeitos foram encontrados 01 pistola .380, 03 revolveres .38, muita munição e 04 mascaras.

ASSÚ 



Dia 05 de outubro em uma operação conjunta com a Polícia Federal, o GTO prendeu dois acusados de participarem de vários assaltos a caixas eletrônicos e a bancos no RN e PB. Na operação foram apreendidos 01 revolver, uma pistola .40 e várias munições de fuzil 7,62, todas roubadas de Destacamentos da PM invadidos pela quadrilha.

ASSÚ


 
No dia 21 de março de 2011, durante o "Carnaval de Todos", um bandido que estava foragido da Justiça chamado de "Pé de Pano" praticou um latrocínio (roubo seguido de morte) contra um comerciante de Assú, conhecido por Gandula. Após o fato várias viaturas passaram a procurar o acusado, que se encontrava com o veículo da vítima. Uma viatura do GTO se deparou com o suspeito na BR 304 e houve perseguição e tiroteio na rodovia, quando o bandido tentou parar o veículo para dar sequência aos tiros, foi alvejado e morreu antes de dá entranda no Hospital Regional. Os policiais recuperaram o veículo roubado e apreenderam um revolver .38.
  
ASSÚ
 



No dia 13 de junho de 2011, um perigoso assaltante da cidade de Assú roubou uma motocicleta na cidade de Jucurutu. Após receber as informações, uma viatura do GTO do 10º BPM se deparou com dois suspeitos logo após a Comunidade do Medubim, em uma estrada que liga Assú a Jucurutu. Os acusados abriram fogo contra a PM, que revidou e conseguiu atingir CÉSAR ITAMAR que morreu a caminho do atendimento médico. CÉSAR DO PARATI era considerado de alta periculosidade e integrante de uma poderosa quadrilha de assaltantes. Na ocorrência foi apreendido um revolver .38 e a moto roubada foi recuperada. 
 
 
*Fonte: GTOAssu   

Nenhum comentário:

Postar um comentário