terça-feira, 15 de março de 2011

Operação da PF da Paraíba prende cinco por fraudes no seguro-desemprego

Karoline Zilah

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (15), cinco pessoas acusadas de envolvimento num esquema de golpes com o benefício do seguro-desemprego. Conforme as primeiras informações do órgão, foram cumpridos também 18 mandados de busca e apreensão em todo o Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, a quadrilha é especializada em fraudar a concessão do seguro-desemprego.
Os integrantes, cujos nomes não foram revelados, foram indiciados criminalmente por estelionato contra a União, formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Participaram da operação 70 policiais federais de todas as delegacias do Estado. O plano também contou com o apoio de auditores fiscais do Ministério Público do Trabalho e Emprego.
Como funcionava
Durante a investigação, foi constatado que a quadrilha atuava convencendo pessoas de baixa renda a solicitarem benefícios do FGTS e do seguro-desemprego.
Os integrantes do grupo ficavam com as carteiras de trabalho, falsificavam os registros de trabalho em nome de empresas e faziam supostas demissões, que geravam o direito do trabalhador a sacar os benefícios.
Conforme a Polícia federal, o valor arrecadado com o FGTS era entregue na íntegra à quadrilha. Já o seguro-desemprego era dividido entre o empregado falsamente demitido e os responsáveis pela fraude.

Fonte: PB1

Nenhum comentário:

Postar um comentário