sexta-feira, 18 de março de 2011

Governo apresenta novo projeto em 6 de abril

O projeto de expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será apresentado oficialmente no próximo dia 6 de abril, durante a 172ª reunião ordinária  do Conselho Estadual de Saúde (CES). Segundo a secretária estadual adjunta de Saúde Pública, Ana Tânia Sampaio, a expansão passa pelo fortalecimento de uma política regional de saúde, o que levou, por exemplo, a governadora Rosalba Ciarlini, a inaugurar ontem o pronto-socorro de Assu, município polo da região do  Vale do Açu.

Tânia Sampaio explicou que o chamado Plano Diretor da Regionalização de Saúde será submetido à apreciação do Conselho Estadual de Saúde (CES), que realiza em 6 de abril a sua 172ª reunião ordinária na própria Sesap.

Segundo ela, o governo vai fortalecer os hospitais regionais, “como porta de entrada para atender a demanda atendida pelo Samu”.

Ela ainda explicou uma das metidas tomadas, inicialmente, foi negociar com as oito prefeituras do Samu Metropolitano, que é sediado na BR-101 em Macaíba, a construção dos PAs – os chamados pontos de apoio -, porque as equipes do Samu, enquanto aguardavam chamadas, muitas vezes tinham de descansar em locais inadequados e em condições insalubres, como debaixo de árvores, em dependências de postos de combustível.

A expansão do Samu vai atender, de início, mais 15 municípios próximos à Grande Natal, depois atenderá municípios do  Vale do Açu, e assim por diante, até abranger as oito regionais de saúde.

O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Rio Grande do Norte (Copis-RN), Péricles Faria, acha que o governo “está indo na contramão do que está se fazendo em relação a consórcios no Brasil, pois consórcios fragmentados que existiam no Rio Grande do Sul estão se unindo num consórcio mais amplo, e a mesma coisa está ocorrendo em  Minas Gerais”.

Farias afirmou que está entrando em contato com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do  Norte (Femurn), Benes Leocádio, com a finalidade de convocar uma coletiva para a imprensa, na próxima segunda-feira, dia 20, para expor a posição do Copis em relação ao  consórcio e ao episódio da suspensão do convênio que existia com o governo estadual.



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário