terça-feira, 21 de junho de 2011

Menino símbolo de campanha contra leucemia morre no Rio Grande do Sul

  • O menino Ismael de Campos Gomes morreu na madrugada de domingo, no Hospital Conceição, em Porto Alegre O menino Ismael de Campos Gomes morreu na madrugada de domingo, no Hospital Conceição, em Porto Alegre

Um dos símbolos da campanha de doação de medula no Rio Grande do Sul, Ismael de Campos Gomes, 7, morreu na madrugada do último domingo (19) vítima de leucemia. O menino, que era natural de Rio Grande (309 km de Porto Alegre), aguardava um transplante. Ele havia conseguido um doador compatível de medula –algo muito raro–, mas sua imunidade caiu nos últimos dias, enquanto aguardava para realizar o transplante no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Durante o último mês, Ismael, que passava por frequentes sessões de quimioterapia, piorou. De acordo com o Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde o menino estava internado, após algumas melhoras, ele teve uma forte recaída. A leucemia foi descoberta em 2007, e apenas em novembro do ano passado um doador compatível foi encontrado. 
Segundo o Hospital de Clínicas, através de nota à imprensa, o transplante não foi realizado “em decorrência de recaída da leucemia, que impossibilitava a realização do procedimento”. A informação foi confirmada pelo Hospital Conceição, onde o menino morreu.
A instituição, única no Rio Grande do Sul a realizar transplantes de medula de não aparentados (quando o doador não é familiar do paciente), dispõe de seis leitos para esse tipo de procedimento, o que é insuficiente para atender à demanda no Estado, ainda segundo a nota oficial.
“Por isso, os pacientes que precisam de transplantes aguardam em uma ‘fila’. A ordem de chamada da fila, contudo, não é o único critério para a realização do procedimento, que não inclui somente a presença de doador, mas também considera suas condições clínicas”, encerra o documento.
O corpo de Ismael foi enterrado na manhã desta segunda-feira na sua cidade natal, Rio Grande.

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário