terça-feira, 26 de novembro de 2013

Patos - PB: Mortes e depredação em rebelião no Presídio Dr. Romero Nóbrega




No início desta segunda-feira (25), por volta das 18h, uma rebelião foi iniciada pelos presos do Presídio Dr. Romero Nóbrega, em Patos/PB. De acordo com informações colhidas pelo site Patosonline, a rebelião pode deixar um saldo de pelo menos 4 mortos. Essa informação foi repassada por familiares dos apenados através de ligações telefônicas.
Desde o início da rebelião, os familiares, amigos, curiosos e a própria imprensa se concentram na entrada externa do presídio em busca de informações oficiais. Dentro do presídio estão bombeiros, equipes do SAMU e uma quantidade significativa de guarnições da Polícia Militar e os diretores do Presídio Romero Nóbrega e membros da Pastoral Carcerária.
O Patosonline recebeu informações que um dos apenados foi assassinado por outros detentos, tendo parte do corpo decepado, precisamente a mão. Inclusive, a mão foi arremessada no pátio do Presídio como forma de intimidar as guarnições da Tropa de Choque, que aguadava ordens para invadir as dependências do presídio.
Ainda de acordo com informações extraoficiais, os revoltosos pediram a presença de um juiz de direito, um membro dos direitos humanos e da própria imprensa. A todo o momento é constante a movimentação de veículos da segurança pública e do SAMU.
Fora do presídio éfoi possivel ver a fumaça dos vários colchões que foram incendiados como forma de impedir a passagem das equipes de segurança. As equipes dos bombeiros conseguiram apagar alguns focos, mas a fumaça continua. 
O pai de um apenado, que pediu para não ser identificado, disse que os presos estão revoltados com o tratamento que vem recebendo por parte da direção, em especial do diretor adjunto de prenome Leonardo. O pai do apenado disse que o diretor-adjunto vem praticando atitudes humilhantes aos presos.
O comando da operação para conter a rebelião não designou nenhum responsável, até o momento, para dar informações à imprensa. Sem informações oficiais, os meios de comunicação estão colhendo informações de alguns informantes e até dos próprios apenados que fazem ligação telefônica de forma clandestina para os familiares que aguardam do lado de fora do Presídio Dr. Romero Nóbrega.
Uma coletiva poderá ser concedida a imprensa nesta terça-feira (26), pela coordenação de crise no Presídio Dr. Romero Nóbrega.


Do blog com informações, video e foto do Patosonline.com - Jozivan Antero

Nenhum comentário:

Postar um comentário