terça-feira, 27 de setembro de 2011

'Tropa de Elite 2' leva quatro prêmios no Cineport; veja outros ganhadores

Por 'Tropa de Elite 2', Wagner Moura levou o prêmio de Melhor Ator.
Melhor Direção foi para João Nuno Pinto, com 'América'.

'Tropa de elite 2' (Foto: Divulgação/Divulgação) 
'Tropa de elite 2' levou quatro troféus no Cineport

O filme “Tropa de Elite 2”, uma direção de José Padilha, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa 2011 (Cineport), realizado de 19 a 25 de setembro em João Pessoa. O filme ganhou os troféus do Prêmio Andorinha Longa de Melhor Produtor, para José Padilha e Marcos Prado, de Melhor Roteiro, para Bráulio Mantovani e José Padilha, de Melhor Fotografia, para Lula Carvalho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura.

Outro filme que teve destaque no Prêmio Andorinha Longa foi “América”, cujo diretor João Nuno Pinto levou o troféu de Melhor Direção e o ator Raul Solnado garantiu o troféu de Melhor Ator Coadjuvante.

Glória Pires garantiu o troféu de Melhor Atriz com o filme “Lula, o filho do Brasil”, de direção de Fábio Barreto. Quem levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante foi Caratina Wallestein, de Portugal, pelo filme “Um amor de perdição”, dirigido por Marcos Barroso.

O troféu de Melhor Filme de Ficção foi para “Morrer como um homem”, de João Pedro Rodrigues. A Montagem foi para “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Karen Harley, Melhor Música premiou Bernardo Sassetti com o filme “Como Desenhar um Círculo Prefeito”, Melhor Direção de Arte foi para o filme “Quincas Berros d’Água”, de Adrian Cooper.

Documentário em longa-metragem
O filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mello, levou o troféu de Melhor Filme Documentário. O prêmio de Melhor Direção foi para Cao Guimarães, com o filme “A Alma do Osso”.

O troféu de Melhor Fotografia Documentário foi para Walter Carvalho, pelo documentário em longa-metragem “O Homem que Engarrafava Nuvens”. A Melhor Montagem foi para “48”, de Susana Souza Dias.

Prêmio Andorinha Curta
O prémio de Melhor Animação foi para o curta de Portugal “Viagem a Cabo Verde”, de José Miguel Ribeiro. O Prêmio Energisa foi para “A Felicidade do Peixes”, do paraibano Arthur Lins. O Júri popular premiou o curta “Casa 9”, de Luiz Carlos Lacerda.

O prêmio RTP2 - Onda Curta foi para “42,195km”, de Júlio Alvez. O prêmio ainda fez menção especial aos filmes “Lavagem”, do paraibano Shiko, e “O Estrangeiro”, do português Ivo M. Ferreira.

Na premiação de documentários em curta-metragem, o filme “Angst”, de Graça Castanheira, levou o troféu de Melhor Ficção, “Directo”, de Luís Alvares e Luís Mário Lopes, levou o Melhor Curta Geral e “Os Olhos do Farol”, de Pedro Serrazina, levou o Prêmio de Aquisição. Os três são portugueses.

Menções honrosas foram feitas aos filmes “Número Zero”, de Cláudia Nunes, “Homem - Ave”, de Rafael Saar, “Oferenda”, de Ana Bárbara Ramos, e “Olhar Particular”, de Paulo Roberto.
Paraibana Marcélia Cartaxo foi homenageada com o filme “Agreste” (Foto: Divulgação/Cineport) 
Paraibana Marcélia Cartaxo foi homenageada com
o filme “Agreste”
 
Homenageados
Sessões especiais homenagearam atores de três países, que receberam o troféu Humberto Mauro. A paraibana Marcélia Cartaxo foi homenageada com a exibição do filme “Agreste”, de Paula Gaitán. Outro brasileiro homenageado foi Joel Zito Araújo, diretor do filme “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”.

O caboverdiano Leão Lopes foi homenageado pelo seu filme “São Tomé - Os Últimos Contratatos”. A portuguesa Inês de Medeiros também recebeu o troféu e teve dois filmes seus exibidos: “O Fato Completo ou à Procura de Alberto” e “Cartas de uma Ditadura”.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário