quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PB tenta parcerias com estados do NE para conter assaltos a bancos

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, afirmou que sua pasta está tentando parcerias com outros governos do Nordeste para tentar conter a onda de assaltos a agências bancárias que vêm tomando conta do estado da Paraíba. Ele ressaltou que isso é uma das grandes preocupações da secretaria e que as policiais já estão trabalhando para combater essas ações. As declarações do secretário foram dadas em entrevista à Rádio 101 FM, na tarde desta quarta-feira (2).
Segundo Cláudio Lima, o grupo que vem explodindo e assaltando agências bancárias está agindo por toda a região Nordeste. Ele ressaltou que em estados como Pernambuco e Alagoas a ação foi maior do que na Paraíba, entretanto as autoridades conseguiram dar uma resposta mais rápida e por isso a secretaria de Segurança está procurando esses estados para tentar parcerias.
“Essa preocupação é muito grande na secretaria, pois isso é um problema que é público e notório. Nós estamos tentando contatos com Pernambuco e Alagoas para tentar fechar parcerias no combate a esse tipo de crime”, disse.
Cláudio acrescentou que a polícia já conseguiu frustrar alguns assaltos. Citando como emblemáticas umas prisões que foram feitas em janeiro, na cidade de Areial. Na ocasião, os explosivos falharam e a polícia militar conseguiu prender os criminosos.
“Nós estamos trabalhando, mas não podemos dizer que isso vai ser resolvido do dia para a noite”, disse o secretario. Ele também enfatizou que não poderia revelar quais estratégias estão sendo montadas pela secretaria de Segurança.
Falta de estrutura
Durante a entrevista, Cláudio Lima também comentou a situação que encontrou a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. De acordo com ele, a pasta precisa de maiores investimentos em estrutura física e também em recursos humanos. Ele informou ainda que muitos prédios onde estão instaladas delegacias se encontram em situação precária. Destacou inclusive que estão nesta situação as centrais de polícia de João Pessoa e de Campina Grande.
Segundo ele, apesar da situação econômica difícil que o Estado se encontra, o governador Ricardo Coutinho (PSB) já começou a fazer alguns investimentos. “Estamos comprando armas e munições, pois as que encontramos não eram suficientes”, disse.
Ele ressaltou ainda que a secretaria sofre por não ter um sistema de informatização nas delegacias. O secretário afirmou que isso impede que a pasta possa medir o número de alguns crimes que ocorrem no Estado. “Nós não temos uma informatização das delegacias, isso dificulta que tenhamos parâmetros para alguns crimes”.
Cláudio garantiu que apesar das dificuldades já foi possível ter alguns avanços desde que assumiu a secretaria. “Fizemos 352 prisões em janeiro e começamos fevereiro com uma grande operação onde foram feitas onze prisões em Campina Grande”, completou. Ele fez questão de destacar que em áreas conhecidas pelo alto índice de violência, os números de homicídios foram reduzidos. O secretário citou os bairros de Mandacaru e do São José, ambos na Capital, como exemplos.
“Também tivemos um acréscimo de quase 300 policiais a mais, depois que o governador convocou os homens que estavam em desvio de função e isso também ajudou a reduzir a criminalidade”, acrescentou Cláudio Lima.

Fonte: Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário