terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SINDICATO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS DO RN CRITICA ATUAÇÃO DE POLICIAIS MILITARES COMO GESTORES DE PRESÍDIOS E MAJOR DEQUES É EXONERADO DA COAP


No último sábado, 19, o Jornal de Hoje trouxe publicada em sua edição uma reportagem com a vice-presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do RN (SINDASP/RN), Vilma Batista, a qual faz duras críticas a administração penitenciária do RN, até então sob o comando do Major Deques.

Segundo a vice-presidente do SINDASP/RN, Vilma Batista, o Major Deques seria o responsável, pelo menos, por 80% da situação atual do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Há 12 anos desempenhando a função, o Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, resolveu mudar a direção da Coordenação de Administração Penitenciária (COAP), que passará a ser comandada por João Xavier de Oliveira Filho, agente especial da Polícia Federal. Para Vilma, o Major Deques seria responsável pelas ingerências que transformaram o exercício das funções dos servidores penitenciários numa situação insustentável, chegando a afirmar que o oficial da Polícia Militar do RN estava "varrendo a sujeira e escondendo atrás da porta" durante o tempo que ficou à frente do sistema penitenciário.

O Major Deques, por sua vez, rebateu as críticas da agente penitenciária, afirmando que teria sido um dos intermediários entre o Governo do RN e os agentes penitenciários em um dos movimentos que culminou no aumento salarial para a categoria do sistema penitenciário norte-riograndense. "Eu fiz a ponte entre o governo e a categoria para que eles conseguissem esse aumento", afirma o Major Deques. Ao saber da sua exoneração do cargo, o Major disse que é um procedimento normal em uma mudança de governo, mas já adiantou que deverá pedir sua reserva.

Vilma Batista criticou ainda a presença de policiais militares como gestores de unidades. "Por que ter Policial Militar gerindo um presídio ou uma unidade que seja, se eles não receberam treinamento para isso? Você vê agente penitenciário fazendo trabalho ostensivo ou assumindo cargo de delegado? Não. Então, eu acredito que cada um deva desenvolver suas atividades na sua área fim. É cada um no seu quadrado.", desabafou a vice-presidente do SINDASP/RN. Para a representante dos agentes penitenciários, os policiais militares que se encontram nos cargos de comando lá estariam apenas para engordar suas contas bancárias e terem gratificações indexadas a seus salários.

Repercussão entre os policiais militares

As críticas da vice-presidente do SINDASP/RN repercutiu negativamente entre a classe policial militar, uma vez que muitos policiais ainda são designados para realizarem a função atribuída por Lei aos agentes penitenciários.

"Fazemos o serviço deles (agentes penitenciários) quando realizamos revistas pessoais em presídios e/ou Centros de Dentenções Provisórios e ainda recebemos menos do que eles", desabafa um dos policiais ao comentar o caso.
  Fonte: Sd Glaucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário