sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ex-diretor do Serrotão dispara: “Fui exonerado porque falei a verdade”

Por: Redação/ParaibaemQAP

O ex-diretor do presídio do Serrotão em Campina Grande, Ednaldo Correia, avaliou como um ato ‘injusto’ sua exoneração do cargo, já que, a princípio, o motivo de sua saída teria sido as declarações dadas por ele à imprensa, sobre as causas da fuga de seis apenados na semana passada.
De acordo com Ednaldo, ele não culpou a Polícia Militar pelo episódio, “apenas disse que a vigilância das guaritas é atribuição da PM”, frisou.
Problemas estruturais do presídio também foram relatados aos jornalistas, o que, na sua visão, também pode ter contribuído para a demissão.
- Então, eu acredito que fui exonerado apenas porque falei a verdade – disse Ednaldo Correia, em contato com o ParaibaemQAP.


Indiscutível
Quem conhecia o Serrotão antes da administração de Ednaldo sabe o quanto aquela unidade penal passou por melhorias importantes nesses últimos dez meses. A disciplina foi implantada com seriedade, a metodologia de trabalho agora oferece muito mais segurança aos agentes, um ‘guaritão’ foi construído para reforçar a vigilância noturna, diminuiu drasticamente o número de presos circulando na área superior do presídio [o que facilitava as fugas], os horários de banho de sol foram divididos, os presos foram classificados e separados de acordo com o tipo de crimes cometidos, os agentes tiveram, depois de dois anos, a oportunidade de passar por um curso de ‘reciclagem’, com o esforço daquela direção, entre outros aspectos. É muita coisa em se tratando de um setor eternamente abandonado.
Na linha
Se o critério adotado para assessorar o atual governo é o ‘técnico’ – e de fato temos constatado isso em vários setores –, acreditamos ser Ednaldo perfeitamente capaz de continuar a prestar seus serviços em outra unidade da pasta.
Compreensível
Não se deve esquecer que direção de presídio é um cargo comissionado, facultado ao governador sua escolha e exoneração no momento em que bem entender. Claro que isso também é indiscutível. Foi, é e por longos futuros anos será assim, independente de governantes ou governados. Indiscutivelmente.
A nova administração
Após a publicação da nomeação do capitão/PM Alex Sandro Brito Araujo, o ParaibaemQAP recebeu mensagens e telefonemas de agentes penitenciários e policiais militares, atestando a conhecida competência do oficial nessa difícil missão que é gerir, nas piores condições possíveis, centenas de criminosos e/ou abandonados da sociedade. Acreditamos no potencial deste rapaz.
Bola pra frente
A fuga recente de apenados do Serrotão não pode, jamais, desencadear um processo de desavenças inúteis entre o sistema prisional e a Polícia Militar. Ambos amargam juntos as dificuldades impostas por anos de esquecimento do poder público e da sociedade. Não vai ser agora que eles – agentes e PMs – devam se repudiar.
A inteligência aponta para o contrário.
ParaibaemQAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário