sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Nísia Floresta - RN: Fuga é a maior da história de Alcaçuz

A fuga registrada na noite desta quinta-feira (19) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde 41 detentos deixaram a unidade prisional, é a maior já ocorrida na penitenciária. Até então, a fuga de José Valdetário Benevides, o conhecido como Valdetário Carneiro, era a maior já registrada. Contudo, os dois casos foram bastante diferentes.

No dia 5 de novembro de 2000, 28 presos escaparam da unidade durante resgate ousado realizado pelo bando de Valdetário, onde armas de grosso calibre foram utilizadas para garantir a fuga. Além do assaltante, também foram libertados criminosos como Cimar Carneiro, primo de Valdetário, e o assasino, sequestrador e estelionatário Benito Muradás. Na ação do bando, apenas um sentinela fazia a vigilância, um soldado da PM foi baleado e ficou ferido com gravidade, dois agentes carcerários foram feitos reféns e o governador Garibaldi Filho exonerou o então diretor do presídio, Ricardo Roland.

Reprodução/ Adriano AbreuAté esta sexta-feira, maior fuga registrada em Alcaçuz ocorreu em 2000, quando o bando de Valdetário Carneiro invadiu a unidadeAté esta sexta-feira, maior fuga registrada em Alcaçuz ocorreu em 2000, quando o bando de Valdetário Carneiro invadiu a unidade

O ex-diretor, à época, justificou que "da maneira como se deu o resgate, aconteceria em qualquer unidade prisional". No entanto, o delegado Maurílio Pinto, que ocupava o cargo de subcoordenador de operações da Secretaria de Segurança, disse que houve negligência por parte da direção do presídio. "Todo o plano era de conhecimento da polícia. Inclusive, que o resgate de Valdetário seria em um fim de semana", explicou Maurílio Pinto logo após a fuga de Valdetário Carneiro, morto em 10 de dezembro de 2003 durante ação da polícia.

Já na fuga de ontem, novo "recorde" do presídio, 41 homens escaparam da penitenciária por volta das 20h, sendo que três deles foram recapturados durante a madrugada. Durante a ação, no entanto, não houves disparos e a fuga só teria sido descoberta na madrugada desta sexta-feira.

Até o momento, de acordo com informações extra-oficiais, 38 detentos permanecem foragidos. A Polícia Militar intensificou as fiscalizações por toda a cidade, disponibilizando, inclusive, o helicóptero Potiguar I para as buscas aos apenados.

Na lista, o Governo identificou também o nome dos presos que foram recapturados pela polícia. Confira os nomes de todos os presos que participaram da fuga na noite de ontem:

Relação dos presos foragidos de Alcaçuz
1 Ailson Teixeira de Lima
2 Anderson Carlos do Nascimento
3 Ayrton Silva da Costa
4 Caio César Marinho Cânido (Recapturado)
5 Clebson Galdino Amador
6 Eclesiaste Alves Carvalho
7 Edcarlos Teixeira de Oliveira
8 Elias Candido do Nascimento Júnior
9 Eribaldo Alves Garcia Júnior
10 Evaldo Chianca da Silva
11 Everton da Silva Barbosa
12 Everton Patrick de Melo (Recapturado)
13 Francisco de Assis Ananias dos Santos
14 Francisco Evanaldo Gomes da Silva
15 Genilson Souza de Carvalho
16 Gustavo Nicácio Alves
17 Isaías Leandro Lopes
18 Jeferson Camara de França
19 Jeferson Soares Sales Rates de Oliveira
20 Joabe da Silva
21 João Carlos de Oliveira
22 João Maria Candido de Melo
23 João Paulo Viana
24 José Guilherme de Lima
25 José Rodrigo da Silva
26 José Valmir Sales dos Santos
27 Josue Augustinho da Silva.
28 Kaio Fábio de Oliveira
29 Leandro Faustino da Silva
30 Luiz Augusto Pereira da Silva
31 Magno Henrique Martins da Silva
32 Maibson Alison Silva
33 Marcos Antonio de Lima
34 Paulo César Balbino de Oliveira
35 Ramicés Aparecido da Silva
36 Raniere Davison Menezes da Silva
37 Rodrigo Carvalho Pacheco
38 Thiago Manoel Tavares Fernandes
39 Tiago Roberto da Silva (recapturado)
40 Valderi Floriano da Costa
41 Walter Costa Andrade



TribunadoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário