sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Segurança treina policiais e divulga serviço em Patos - PB

Vinte policiais civis lotados na 5ª Delegacia Regional, sediada em Patos, estão recebendo treinamento para implantação e divulgação do serviço Disque-Denúncia (197) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) na região. Através desse número, é possível denunciar ações criminosas à polícia, de maneira sigilosa e gratuita.

O curso, oferecido pela Gerência Operacional do 197,  foi iniciado na última segunda-feira (14) e será encerrado nesta sexta-feira (18).  Na prática, o policial aprende a manusear o sistema do serviço: receber a denúncia, cadastrar, tramitar, enviar relatório e dar uma resposta para o cidadão sobre as providências tomadas pela Polícia Civil. A iniciativa faz parte do projeto de interiorização do Disque-Denúncia, com o objetivo de melhor atender à população.

A partir da próxima segunda-feira (21), será a vez dos delegados da Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana (GEPCM), que abrange a Grande João Pessoa, além de litorais Sul e Norte, receberem instruções acerca do Disque-Denúncia. Já no dia 28, se inicia um novo curso, cujo público-alvo será agentes de investigação e escrivães de polícia da GEPCM. O curso também será realizado em Campina Grande, no início do mês de março.

O Disque-Denúncia – O serviço oferece uma parceria entre o poder público e a sociedade ao receber denúncias que merecem investigação por parte da Polícia Civil. Por isso, é diferente do 190, do Centro Integrado de Operações Policiais ( CIOP), do 193 (Bombeiros) e do 192 (Samu), que atendem ocorrências emergenciais.

Depois de recebidas pelo Disque-Denúncia, as informações são repassadas para as delegacias, Corregedoria Geral ou para a Gerência de Inteligência da Seds e são investigadas dentro de um prazo determinado.  Ainda é gerado pelo sistema do serviço um relatório acerca da procedência da denúncia, das providências realizadas e dos resultados obtidos. Todas as informações são disponibilizadas para policiais cadastrados e devidamente treinados.

Atualmente, a população pode ser atendida pelo Disque-Denúncia das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, com plantão de 24h aos sábados. O número é nacional, definido pela Anatel. O cidadão não precisa se identificar e recebe um número de protocolo, com o qual pode consultar o andamento das investigações, ou mesmo complementar a denúncia.


Fonte: Paraíba Já com Assessoria

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