sábado, 2 de abril de 2011

Detran revela: Paraíba tem mais carros que motorista; Na cidade de Sousa sobram quase sete mil veículos

O estudo foi reaizado esta semana e revelou que 86% dos muicípios do Estado tem mais veículos do que motoristas. Confira as cidades do Sertão!
Um estudo realizado esta semana relevou que 89,69% dos municípios paraibanos têm mais veículos do que motoristas habilitados. Das 223 cidades do Estado, apenas 23 (10,31%) apresenta o número de condutores maior do que a quantidade de veículos.
A cidade de Sousa, por exemplo, tem 6.996 veículos a mais do que condutores habilitados. Especialista em trânsito aponta que a falta do documento de habilitação de motoristas pode ser uma das causas dessa diferença entre o número de veículos e condutores habilitados.
De acordo com os registros do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran), no Estado existem 15.721 a mais do que habilitados para dirigi-los. Segundo os dados mais atualizados do Órgão, são 714.322 veículos na frota paraibana para 698.601 condutores habilitados.
Os números são ainda mais alarmantes quando se trata de cidades pequenas no interior do Estado. Dos 223 municípios paraibanos, 200 deles têm veículos sobrando em relação ao número de condutores habilitados e apenas 23 cidades tem mais motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do que veículos.
No município de Bernardino Batista, no Sertão paraibano, só há 26 pessoas habilitadas e 211 veículos registrados. Sousa e Patos se destacam como as cidades onde mais sobram veículos, são 6.996 e 6.881 respectivamente.
Especialista aponta causas para diferença
Para o especialista em tráfego, Pablo Fragoso, uma das causas para essa diferença na quantidade de veículos e condutores habilitados seria porque muitas pessoas que dirigem carros e motos nas cidades paraibanas não possuem o documento de habilitação. “Motoristas sem habilitação para dirigir pode ser um dos motivos para essa grande diferença de números”, disse.
O especialista destacou que há outras possibilidades como o caso de motoristas que tiram a habilitação em uma cidade, mas tem carro registrado em outra. Outra causa que ele citou foi a situação financeira de alguns condutores. “Sabemos que há motoristas que tem mais de um carro na garagem e usam para ocasiões diferentes”, afirmou.


DIÁRIO DO SERTÃO com o Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário