domingo, 24 de abril de 2011

Falta de atendimento médico prejudica parto e criança sofre para sobreviver em Caicó-RN


Após conseguir viver um ano e nove messes o pequeno Pedro Enzo já enfrenta o primeiro desafio: conseguir sobreviver. Essa é aflição da mãe, a caicoense Danielly Regis que, em junho de 2009, deu a luz ao pequeno garoto e a partir de então corre contra o tempo para conseguir salvá-lo.
“Ao entrar em trabalho de parto fui procurar o Hospital Regional em Caicó e me encaminharam para Currais Novos. Lá também não existia médico de plantão e uma enfermeira me atendeu e fiquei esperando na enfermaria com perda do liquido amniótico e com sangramento”, disse a mãe da criança.
Depois de esperar por várias horas Danielly não suportou as dores e teve o menino com a ajuda da parteira. Pedro Enzon nasceu prematuro após 33 semanas de gestação. No momento do parto ele teve duas paradas cardiorrespiratórias, infecção pulmonar, convulsão, passou 10 dias na UTI, sendo seis dias no balão de oxigênio.


“O meu filho ainda teve Paralisia Cerebral e Hemorragia de quarto grau na matriz germinal. Após sair da UTI os médicos diagnosticaram que ele tem Hidrocefalia. Essa doença era para ter sido diagnosticada na ultrasonografia e não foi”, explica Danielly.
Ainda segundo a mãe, nos últimos messes da criança foram pedidos vários exames, entre eles uma Ressonância Magnética, para saber das seqüelas futuras e, então, foi diagnosticado uma dilatação intra-ventricular. Foi pedido a cirurgia intracraniana por via endoscópica no Hospital Varela Santiago, em Natal, mas as cirurgias foram canceladas e ele agora espera em uma fila com 32 crianças.
“Danielly Reges da Silva, mãe da criança disse, Meu filho não pode mais esperar, pois quanto mais tempo passar maior vai ser a compressão cerebral. A cirurgia tem que ser feita até os 2 anos. Portanto estamos pedindo ajuda para a realização da cirurgia no PAPI, que custa em torno de 10 mil reais. A nossa corrida além de financeira é contra o tempo. Quem puder ajudar, agradeço! 
Se possível, fazer depósito na Conta: 
Agencia-> 0128-7 
Conta corrente->32.630-5 
BANCO DO BRASIL


Do Geraldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário