quarta-feira, 18 de maio de 2011

Delegacias não fazem nem os BOs


Emanuel Amaral

A população que procurou os serviços oferecidos pela Polícia Civil durante o dia de ontem não saiu satisfeita das delegacias da capital Potiguar.

A greve deflagrada por tempo indeterminado pelo Sindicato dos Policiais Civis e dos Servidores de Segurança Pública (Sinpol/RN) impossibilitou até mesmo registros de boletins de ocorrência. Órgãos do Estado se organizaram de forma a tentar amenizar efeitos da paralisação, mas os problemas irão persistir.

Delegacias de plantão só registram flagrantes. Nem Boletins de Ocorrências (BO) estão sendo feitosAs duas Delegacias de Plantão em Natal e as dez Delegacias Regionais no interior serão as únicas a manter o funcionamento e cumprir a obrigação de manter 30% do serviço da Polícia Civil.

A reportagem registrou um intenso movimento durante a manhã de ontem na Delegacia de Plantão da Zona Sul, localizada no bairro de Cidade da Esperança.

Muitos já haviam sido encaminhados de outras áreas da cidade e da região metropolitana por acreditar que os serviços da Plantão estaria normalizado. O aposentado Jailton Matias foi um deles. Ele se deslocou de Macaíba com a intenção de registrar uma ocorrência de assalto contra a filha e se decepcionou com a paralisação.

“Preciso do B.O para cancelar alguns documentos e contas que minha filha possui. Não sei como proceder agora. Vim lá de Macaíba, porque falaram que aqui, conseguiria fazer isso”, reclamou.

Outra pessoa que protestava era o construtor Isaac Farias. O homem teve os pertences furtados do apartamento e tentava registrar a ocorrência para dar início a uma investigação.

“Levaram uma série de pertences e queria ter esse registro policial. Qual a validade que esse documento terá se for feito daqui a trinta dias?”, indagou Isaac.

O construtor fez ponderações quanto a reclamação, mas ressaltou que a população é quem termina prejudicada. “Respeito a luta por direitos da categoria, mas não posso me ver refém dos bandidos”, disse.

A Delegacia Geral de Polícia informou que durante o período de greve os boletins de ocorrência devem ser registrados no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e também através da Delegacia Virtual.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário