quarta-feira, 25 de maio de 2011

Imprensa X Segurança Pública: A ditadura do 4º Poder

Por: Redação/ParaibaemQAP
Setores da imprensa detonarem as polícias por causa da ‘insegurança’ nunca foi novidade. Mas parece que agora alguns jornalistas decidirem deflagrar guerra, pensando que tal postura vai resolver alguma coisa. Nós dizemos com toda a convicção: estão causando o efeito contrário.
Essa parte da imprensa, que deveria informar a população sobre as verdadeiras causas da violência, da criminalidade, da banalização dos delitos, prefere dizer que “a polícia não toma providências”; “estamos entregues às baratas”; “o crime acontece próximo a um batalhão” (como se morar ao lado de uma escola fosse sinônimo de aprender a ler; ou se o vizinho de um posto de saúde não contraísse doença).
Tem gente que reside em frente a uma emissora de rádio e não foi informada que muitos policiais trabalham sob regime de semi-escravidão, sujeitos a irem presos se reclamarem desse absurdo. Para quê serve essa rádio, então, se não consegue manter seu vizinho da frente bem informado?...
Dizem ainda que “as polícias estão censurando a imprensa”. Ora, censura em Campina Grande? Como? Onde? Por quê? Até onde se sabe, censurar é proibir a imprensa de veicular informações. Deixar de repassar determinados dados à imprensa não se encaixa nesse contexto. Se assim o for, a própria imprensa é o setor mais proibitivo que existe. Ou alguém acha que um soldado de polícia tem ‘total liberdade’ numa rádio, TV, jornal, etc.?... Isso seria uma ‘censura’?
Até onde se sabe, é justamente o abuso dessa ‘total liberdade’ que as polícias, agora, com a coragem que caracteriza determinados comandantes-policiais, estão tentando coibir. Nada mais que isso.
As polícias não são obrigadas (ao contrário, são PROIBIDAS!) de divulgar dados que podem inclusive prejudicar as investigações. O que essa parte da imprensa está fazendo é distorcer os fatos. O que não é raro, quando se fala em segurança pública.
Uma pergunta básica: por que a imprensa não ‘esculacha’ com a Polícia Federal? Os jornalistas não invadem as dependências da PF “em busca da notícia” por quê? Ora, mas logo a PF? Por que não divulgar as informações da PF? Que falta de interesse é esse com a polícia mais preparada do país? A Polícia Federal não tem trabalho a mostrar em Campina?  Pra quê existe uma sede da PF na cidade, se eles passam seis meses para deixar a imprensa mostrar algum resultado de seu trabalho? Por que a imprensa não diz que a PF está implantando uma censura em Campina? Medo?...
Essa postura de respeito, ética e profissionalismo da Polícia Federal é que deveria ser adotada pelas demais polícias, e não o contrário.
A verdade é que virou moda ridicularizar as polícias estaduais, como se elas fossem as únicas culpadas pela violência/criminalidade, quando essa mesma imprensa – assim como a Educação, a ‘Política’ e o Poder Judiciário – tem sua parcela igual ou maior dessa culpabilidade.
Quem tem a ‘função’ de educar as pessoas? Certamente, alguém dirá que é a família. E quem tem o ‘dever’ de educar as famílias? Quem entra nos lares todos os dias, 24 horas por dia, com sua grade de programação que prioriza a promiscuidade, o incentivo às drogas e à VIOLÊNCIA, em detrimento de um conteúdo construtivo/pedagógico? É a polícia ou os meios de comunicação em geral?
A imprensa deve sim ser livre para divulgar o que ela conseguir apurar. Disso ninguém discorda. Agora, querer forçar alguém a dar-lhe detalhes de assuntos que a princípio deveriam ser mantidos em sigilo se assemelha a uma espécie de ditadura.  
A ditadura do “4º Poder”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário