sexta-feira, 1 de abril de 2011

IBAMA apreende 282 animais ameaçados de extinção; No Sertão foram econtradas aves dentro de colégio

O Órgão fiscalizou também, o transporte, o consumo e o comércio de madeiras retiradas da caatinga sem autorização ambiental competente. 
 
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou, entre os dias 24 e 29 deste mês, a “Operação São José II”, com o objetivo de fiscalizar o transporte, o consumo e o comércio de madeiras retiradas da caatinga sem autorização do órgão ambiental competente.
A operação também fiscalizou os desmatamentos ilegais, abrangendo os Municípios de Itaporanga, Piancó, Sousa, Patos, Cajazeiras, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Aparecida, São José dos Cordeiros e Serra Branca. Nos municípios foram embargados 45 hectares de áreas com desmatamento ilegais e aplicadas multas no valor total de R$ 53.500.
Animais silvestres
Durante a operação, a equipe, que era formada por servidores do IBAMA-PB e da Polícia Ambiental, recebeu várias denúncias relacionadas à manutenção de animais silvestres em cativeiros, sem a devida autorização do órgão ambiental competente, o que resultou na apreensão de 282 animais e a aplicação de multas no valor de R$ 228.500.
O que mais chamou a atenção da equipe de fiscalização foi a existência de 26 aves, das quais 18 na lista de animais ameaçados de extinção, em um colégio na cidade de Patos, sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Apreensões
Entre os animais apreendidos encontram-se galo-de-campina (55), golado (34), marreca (20), bigode (20), canário-da-terra (18), rolinha (16), azulão (14), jandaia (7), arara (6), papagaio (5). Também foram apreendidos papa-capim, anurama, gaturama, caboclinho, pega, papacu, ararajuba, sabiá, concriz, graúna, tico-tico, sanhaçu, maritaca, asa-branca, juriti, cancão, chorão, macaco, além duas peles de teju-açu e uma espingarda utilizada para caça. Alguns animais apresentavam ferimentos e descamação do bico, demonstrando a deficiência de cálcio na alimentação, sugerindo que foram submetidas a maus-tratos.
Novo lar
Todos os animais foram depositados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA-PB, onde serão vermifugados, passarão por uma quarentena e serão reabilitados para fazerem parte de programas de reintrodução de animais silvestres que estão sendo conduzidos pelo órgão.
De acordo com o Superintendente do IBAMA na Paraíba, Ronilson José da Paz, todos os 19 cidadãos autuados na Operação São José II terão 20 dias, a partir do recebimento do auto de infração, para apresentarem a defesa administrativa, quando os processos serão encaminhados para o julgamento da penalidade aplicada.

DIÁRIO DO SERTÃO com Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário