segunda-feira, 18 de abril de 2011

Força Nacional de Segurança manda 100 homens ao entorno do DF para coibir avanço da violência

Cerca de 100 soldados da Força Nacional de Segurança chegaram na manhã desta segunda-feira (18) ao entorno do Distrito Federal para reforçar o policiamento da região, considerada a mais violenta do Estado de Goiás.
O grupo contará também com o apoio de mais 25 policiais civis e cinco peritos deslocados para a missão, que terá núcleos nos 19 municípios mais próximos ao DF (Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Valparaíso, Planaltina, Água Fria de Goiás, Formosa, Cabeceiras, Vila Boa, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá, Abadiânia e Pirenópolis).
Durante três dias, a tropa realizará o reconhecimento do terreno e treinamento de abordagens de pessoas e veículos. O envio da tropa foi formalizada entre o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após uma alta de 60% nos índices de homícidios registrados no mês de março em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em 2010, a taxa média de homicídios nos 19 municípios do entorno de Brasília ficou em 70 casos por 100 mil habitantes, proporção mais de duas vezes superior à média registrada em todo o Estado, 24 casos por 100 mil habitantes.
Líder no ranking de criminalidade, a cidade de Águas Lindas está entre as primeiras a receber as equipes táticas. No primeiro trimestre deste ano, 30 homicídios aconteceram no município, que já contabiliza um avanço de 43% no número de mortes em relação ao mesmo período do ano passado.
O delegado Eraldo Augusco, representante da polícia civil no Gabinete de Gestão da Segurança no Entorno, afirma que, ao lado de Águas Lindas, as outras quatro cidades mais violentas (Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental) formam o eixo prioritário das ações de segurança.
Nestas cinco cidades, mais de 107 homicídios foram registrados nos três primeiros meses deste ano. No mesmo período de 2010, foram 87 assassinatos nestas localidades. Em cerca de 30 dias, uma avaliação do trabalho da tropa indicará a necessidade ou não de enviar mais homens para as localidades.
Segundo Augusco, os 130 homens não ficarão centralizados somente nestas localidades e serão espalhados por todos os municípios da região. Em menos de três anos, essa é a segunda parceria entre o Estado e a União para ampliar a segurança na divisa com o Distrito Federal. Em agosto de 2007, a Força Nacional desembarcou no entorno.

Notícias Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário