terça-feira, 12 de julho de 2011

RIO GRANDE DO NORTE: Greve dos policiais e servidores esbarra em proposta do Governo

Servidores de outras quatro categorias aceitaram proposta feita pelo Governo e suspenderam mobilizações.

Em reunião no início desta terça-feira (12), os servidores técnicos da Tributação decidiram pelo fim da greve. Com o anúncio, os técnicos entram no grupo engrossado pelos dos servidores da Fundação José Augusto (FJA), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) e Detran-RN que nesta semana encerraram suas mobilizações.

Agora, apenas os representantes dos policiais Civis e professores e técnicos da educação resistem em aceitar a proposta feita pelo Governo do Estado para implantação dos Planos de Cargo, Carreiras e Salários das categorias.

A onda de greves no Rio Grande do Norte teve início há exatos 72 dias com a paralisação dos professores e técnicos da educação. A categoria foi a primeira das seis atividades essenciais que chegaram a parar nos últimos 2 meses no estado.

Além de terem sido os primeiros a cruzar os braços, os professores e técnicos têm se mostrado também os mais resistentes. A greve luta pela implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salário das duas categorias que estaria atrasado. O impasse com o Governo passou para o âmbito judicial no dia 2 de julho, quando a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou com ação pedindo a suspensão do movimento baseado na sua ilegalidade.

Sem resultado positivo através de uma audiência conciliatória, Sindicato dos trabalhadores em Educação (Sinte-RN) e PGE ficam novamente frente a frente nesta quarta-feira (13), para a audiência de julgamento do caso.

Para os Policiais Civis a saída ainda pode ser amigável. Também nesta quarta-feira (13), a categoria participa de uma audiência conciliatória com a PGE-RN. O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) também luta pela implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salários, mas espera uma contratualização dos valores e formas de pagamento através de planilhas. De acordo com a presidente do Sinpol, as planilhas e tabelas ainda não haviam sido entregues pelo Gabinete Civil do Governo.

Fim
O fim da greve dos servidores da Emater, SET, FJA e Detran foi possível após a realização de uma reunião entre os representantes das categorias e o Governo do Estado. O encontro, realizado na última sexta-feira (8), formalizou a intenção do Estado de oferecer às categorias a mesma proposta entregue as demais.

O Governo do Estado pretende o Plano de Cargo, Carreira e Salários das categorias em quatro parcelas de setembro a dezembro deste ano. Além dessa definição, cada uma das greves apresentou outras demandas específicas, entrando em acordo quanto a sua aplicação ou não.

Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário