quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CONCURSO: Ministro da Justiça anuncia 2.800 vagas para PRF e PF

Maioria dos selecionados será encaminhada para 710 cidades nas fronteiras O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, anunciou na manhã desta quinta-feira (8) que deverão ser contratados 1.500 homens para...
A maioria dos policiais serão encaminhados para as 710 cidades nas fronteiras

Na manhã desta quinta-feira (8), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, anunciou que deverão ser contratados 1.500 homens para a Polícia Rodoviária Federal e 1.300 para a Polícia Federal no ano que vem. A maioria deles deverão ser encaminhados para trabalhar nas fronteiras, que envolvem 710 municípios.

Essa medida faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, que vai possibilitar o acesso a recursos de R$ 37 milhões para investimentos em segurança em 11 Estados.

- Pretendemos melhorar as condições daqueles que trabalham na fronteira. Isso não é uma promessa, é uma decisão. Estamos avaliando critérios bem objetivos. Tudo exigirá um plano com objetivos muito bem postos que serão acompanhados pelo Ministério da Justiça ao longo da execução.

O plano é coordenado pelo Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Defesa e visa a coibir o tráfico de armas e drogas provenientes dos países vizinhos. Todos os Estados envolvidos já apresentaram projetos de integração de trabalho, que estão sendo analisados pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão que faz a articulação das ações do governo federal com os Estados.

O plano estratégico contará com a atuação das Forças Armadas e das polícias Federal Rodoviária Federal e estaduais. Atualmente, duas operações de caráter permanente atuam contra ilícitos nas regiões de fronteira no país: a operação Sentinela e a Ágata.

Segundo o ministro, os países de fronteira têm respondido positivamente aos planos do Brasil de combate ao tráfico e outros atos ilícitos nas fronteiras. Ele afirmou que tem se reunido com ministros da Justiça e do Interior de países do Mercosul e que foram assinados importantes pactos com foco na segurança nas fronteiras. Ele citou, inclusive, um acordo recente com o Paraguai e a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário