sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

suspeito de planejar morte de finlandeses é transferido para a Paraíba

Segundo delegado, mecânico pintou e cortou cabelos como disfarce.
Motivação do crime seria venda de imóvel e terrenos no Litoral Sul.

Do G1 PB

Três corpos são achados em canavial no Litoral Sul da Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Corpos foram achados em canavial na Paraíba no
dia 2 de dezembro (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Chegou a João Pessoa na noite da quinta-feira (15) o mecânico suspeito de planejar a morte de três finlandeses no Litoral Sul da Paraíba. O homem de 58 anos foi preso em São Paulo durante uma operação conjunta com a Polícia Civil da Paraíba. Segundo o delegado Rodolfo Santa Cruz, do Grupo de Operações Especiais (GOE), o suposto mentor do triplo homicídio estava na casa de parentes no bairro de Mandaqui, na Zona Norte da capital paulista, e já tinha tingido e cortado os cabelos. A tentativa de disfarce teria como objetivo uma fuga do país. A Polícia Civil programou uma entrevista coletiva para informar mais detalhes sobre o caso nesta sexta-feira (16).

Um outro investigado está detido desde segunda-feira (12), suspeito de matar as vítimas por ordem do mecânico. A Gerência de Medicina Legal ainda aguarda a chegada de algum parente para liberar os corpos de Pasi Kalervo Kaartinen, de 71 anos, da esposa dele, Riitta Marjatta Kaartinen, de 68, e a amiga Sirpa Helena Tiihonen, de 60.

Testemunhas, entre elas pessoas que trabalhavam com os estangeiros quando eles passavam temporadas de verão no Brasil. De acordo com o delegado Rodolfo Santa Cruz, do Grupo de Operações Especiais (GOE), o crime teria motivação 'patrimonial'. Os investigados diziam ter comprado dos finlandeses uma casa no valor de R$ 290 mil no município de Pitimbu, porém o imóvel continuava registrado no nome de Pasi Kalervo e estaria avaliado em mais de R$ 600 mil.
 
Para a Polícia Civil, o mecânico pode ter encomendado a morte do grupo por não ter recebido o dinheiro completo referente às negociações. Conforme o delegado, o casal e a amiga chegaram ao Brasil no dia 20 de novembro para resolver o impasse com o mecânico. Depois que os corpos foram encontrados no dia 2 de dezembro, a Polícia Civil realizou duas perícias no imóvel em Pitimbu, onde encontrou vestígios de sangue. A hipótese é de que as vítimas foram executadas a tiros dentro da casa e, em seguida, tiveram os corpos jogados em um canavial. O veículo usado para o transporte, uma caminhonete Land Rover, foi apreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário