sábado, 14 de maio de 2011

EUA interrogam três esposas de Bin Laden

Washington (AE) - Depois de dias de discussões com líderes paquistaneses, os oficiais da inteligência americana finalmente tiveram acesso às três mulheres de Bin Laden e permissão para interrogá-las, em um esforço para conseguir mais informações sobre a vida no complexo de Abbottabad, disseram funcionários do Pentágono. Os funcionários americanos não disseram se conseguiram alguma informação das entrevistas. Um deles relatou que é possível falar diretamente com três esposas, em vez de simplesmente observar os interrogatórios paquistaneses.

O ataque forneceu uma grande quantidade de informações sobre as operações da Al-Qaeda, inclusive sobre os planos da rede. Os sobreviventes do ataque potencialmente poderiam fornecer uma fonte adicional de informação.

No entanto, não está claro o quanto as esposas sabiam sobre os planos da Al-Qaeda ou mesmo a respeito do papel de Bin Laden na direção da rede terrorista. A prática islâmica de segregar as mulheres dos homens leva a crer que elas não estiveram presentes em encontros ou discussões de operações da Al-Qaeda. As esposas são testemunhas extremamente hostis. Outro funcionário americano disse que elas confrontaram seus interrogadores, pois estavam furiosas pela morte de Bin Laden e pelo ataque à sua casa.

O coronel da Marinha David Lapan, porta-voz do Pentágono, disse que funcionários americanos e paquistaneses continuam a discutir o ataque e como compartilhar informações que chegam sobre o assunto.  Enquanto isso, funcionários da defesa americana estudam medidas para garantir a segurança do time de fuzileiros navais que realizou o ataque no dia 2 de maio. Os analistas militares e de inteligência também estão examinando os vídeos gravados pelas câmeras instaladas nos capacetes dos fuzileiros. Eles fornecerão informações mais detalhadas e uma visão mais ampla e apurada do ataque quando comparadas às informações iniciais.

O secretário de Defesa Robert Gates disse durante um encontro com os fuzileiros navais na semana passada em Camp Lejeune, na Carolina do Norte, que estava preocupado com a segurança das família deles. Ele disse que há um esforço consistente para proteger as identidades daqueles que participaram do ataque - inclusive os pilotos de elite da missão, membros do 160º Regimento de Operações Especiais da Aviação, conhecidos como Night Stalkers.

TribunadoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário