sábado, 8 de outubro de 2011

Os agentes e escrivães da Polícia Civil decidiram não entrar em greve este fim de semana e agendaram uma nova assembleia para às 18h da próxima terça-feira (11). A mobilização ocorrerá após uma nova rodada de negociação com o Governo do Estado, agendada para às 16h do mesmo dia.
Assessoria do SinpolDecisão em adiar indicativo de greve foi tomada ontem à noite em assembleia dos policiais civisDecisão em adiar indicativo de greve foi tomada ontem à noite em assembleia dos policiais civis
Segundo a assessoria de imprensa do Sinpol-RN, o adiamento do indicativo de greve, que seria votado na noite de ontem, ocorreu porque "a categoria entende que com o canal aberto de diálogo,  o Governo pode apresentar uma proposta melhor na próxima semana".

A assembleia foi comandada pelo presidente do Sindicato de Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública (Sinpol), Djair Oliveira.  Ficou definido que, dependendo da conversa com o Governo do Estado na próxima terça-feira, os policiais civis podem votar por uma paralisação de advertência de 48 horas.

NEGOCIAÇÃO

Na reunião ocorrida na manhã de ontem com Sinpol, representantes do Governo do Estado acenaram com a possibilidade  de implantar a progressão funcional dos policiais já a partir de novembro, e não mais a partir de janeiro de 2012, como havia proposto na reunião do dia anterior.

O Governo também definiu meios de cumprir reivindicações como, por exemplo: fixar do prazo de vinte dias para a retirada de presos de delegacias; estabelecer o dia 1º de novembro como data limite para a contratação de serviço de limpeza a ser prestado em delegacias; prever a regularização do pagamento de vale-transporte até o dia 15 de novembro deste ano; e estimar, em 60 dias, o prazo para a reforma de prédio destinado a acomodar 100 presos oriundos de delegacias.

 Em texto enviado pela Assessoria de Imprensa, o Governo do Estado diz que as propostas relativas aos demais pleitos da categoria ficaram de ser apresentadas na reunião da terça-feira, que ocorrerá na Consultoria Geral do Estado. Na ocasião, a Secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, entregará o orçamento relativo ao custo da reforma de um segundo prédio que também será utilizado para a custódia de presos, além de indicar a data para a conclusão dessa obra.


Já os agentes penitenciários mantiveram o posicionamento pela paralisação das atividades a partir  das 5h de hoje. Permanecem trabalhando 30% dos 409 agentes disponíveis e somente serviços essenciais serão prestados. Dentre eles, estão a entrega de alimentação e água aos presos, cumprimento de mandados judiciais, e, atendimento médico em casos de urgência. Visitas e entrada de mantimentos estão vetadas em todas as unidades prisionais, bem como o banho de sol. "Somente material fornecido pelo Estado vai entrar nas unidades. Isso já foi definido, mas permanecemos abertos a negociação", afirmou o presidente interino do Sindicato de Agentes Penitenciários do RN (Sindasp/RN), Alexandre Medeiros.

Para garantir a rotina nas penitenciárias e CDPs do Estado, a área de Segurança Pública do Governo do Estado traçou estratégia em reunião ocorrida na manhã de ontem. Segundo o comandante da PM, Coronel Francisco Araújo,  a Polícia Militar está preparada para garantir a rotina dos presídios. Ele confirmou que a orientação é manter a visita das famílias no fim de semana. "Vamos trabalhar para garantir o acesso às famílias dos presidiários às unidades prisionais nos dias determinados para visita. Estamos de prontidão para atuar nas unidades que forem necessárias", explicou om comandante.

Desde o início da manhã de hoje, já terão equipes de PMs em Alcaçuz, Parnamirim e Cadeia Pública de Natal (zona Norte). Haverá grupos de prontidão no quartel da PM para atender outras unidades quando necessário. Os policiais à disposição dos sistema penitenciário estarão trabalhando em sistema de diárias, para não comprometer o policiamento geral do dia.

TribunadoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário