sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Itaporanga - PB: Servidores suspendem atendimento em UBSs

Médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos exigem pagamento de salários.
Segundo secretário, CGU bloqueou recursos devido a irregularidade.

Do G1 PB

Profissionais do Programa de Saúde da Família suspenderam atendimentos em Itaporanga (PB) (Foto: Divulgação/CTB) 
Profissionais das UBSs suspenderam atendimentos
em Itaporanga (PB) (Foto: Divulgação/CTB)

Médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem suspenderam os serviços nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano, argumentando que estão com os salários atrasados há três meses. A paralisação começou na quinta-feira (10), quando os servidores foram protestar nas ruas, e se estende até esta sexta-feira (11), com as unidades de atendimento fechadas. A expectativa é de que os atendimentos sejam normalizados na segunda-feira (14), mas a categoria ainda avalia se vai paralisar as atividades por mais dois dias na próxima semana.

De acordo com a presidente do sindicato, Suelen Mendes, os funcionários não têm mais condições de trabalhar sem receber os salários em dia. "Não somos voluntários do poder público. Fomos todos aprovados em concurso público e exigimos os nossos direitos e salários em dia”, disse. Segundo ela, não foram pagos os vencimentos de agosto, setembro e outubro.

Já o secretário de Saúde do município, Gaudêncio Mendes, respondeu que os salários em atraso seriam referentes apenas aos meses de agosto e setembro. Segundo ele, a Controladoria Geral da União (CGU) determinou o bloqueio dos recursos que seriam enviados ao município pelo Ministério da Saúde devido a uma irregularidade no cumprimento da carga horária dos médicos. "Eles só estavam trabalhando três dias, quando deveriam estar aqui durante 40 horas por semana", disse.

Apesar do problema, ele garantiu que a Prefeitura deu entrada em um processo no Ministério para regularizar a situação. A previsão é de que os recursos para parte do pagamento dos profissionais da Saúde sejam liberados até o dia 20 de novembro. Segundo ele, a população não está sendo prejudicada pela suspensão dos serviços nas unidades nestes dois dias. "Os pacientes estão sendo encaminhados para atendimento em hospital infantil municipal que tem médicos de todas as especialidades", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário