quinta-feira, 14 de abril de 2011

Policiais são selecionados para atuar em Ronda Cidadã na Zona Norte

O Programa Ronda Cidadã, que será implantado no Rio Grande do Norte neste mês de maio, com integrantes da 1ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, na zona Norte e coordenada pelo tenente-coronel PM Jânio Marinho da Silva, iniciou o processo de seleção da equipe.
Na primeira fase, serão escolhidos os policiais; depois, haverá a capacitação e, por fim, a implantação da Ronda Cidadã. O primeiro bairro de Natal a ser beneficiado será o de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, onde serão instaladas Bases em Jardim Progresso, Planície das Mangueiras e Parque dos Coqueiros.
De acordo com o tenente-coronel Marinho, a opção pelo bairro surgiu a partir da grande quantidade de ocorrências, sendo a maioria relacionada a crimes contra a vida e contra o patrimônio. Cada Base contará com seis policiais militares, uma viatura, duas motocicletas, além de integrantes da Polícia Civil e da Guarda Municipal.
A principal meta da Ronda Cidadã é agir preventivamente, dentro da filosofia da Polícia Comunitária, que trabalha integrada com moradores, instituições religiosas, comerciantes, escolas, clubes de mães, associação de idosos, conselhos comunitários.
“A Polícia Comunitária age ouvindo a comunidade e seus anseios, sendo um agente pacificador e, sempre que possível, resolvendo a situação na própria comunidade, mas quando isso não é possível, os policiais atendem a ocorrência e encaminham aos órgãos competentes”, explica o sargento PM Vantuil Carvalho, que auxilia o tenente-coronel Marinho.
Cerca de dois mil policiais militares do Rio Grande do Norte têm o curso de polícia comunitária. Os que forem selecionados para a Ronda Cidadã passarão por capacitação/requalificação, durante 44 horas, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), no conjunto Potengi, zona Norte de Natal.
Eles terão aulas de mobilização comunitária, mediação de conflito, gerenciamento de crise, defesa pessoal, prática de tiro no método Giraldi (essencialmente orientado aos Direitos Humanos), entre outras disciplinas.  “O policial da Ronda Cidadã terá que ter iniciativa. Ele vai atender a ocorrência, acalmar os ânimos, gerenciar a situação e encaminhar para a solução. Atuaremos a partir da estatística que será passada pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública)”, reforça o tenente-coronel Marinho.

DNonline/redação diariodenatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário