domingo, 17 de abril de 2011

Ordem do Mérito Militar

 
A Presidenta Dilma Rousseff distingue três personalidades do nosso estado com a mais alta comenda da Força Terrestre.

A Excelentíssima Senhora Presidenta da República da Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, admitiu no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Militar, a Governadora Rosalba Ciarline Rosado, no Grau de Grande Oficial, o Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, no Grau de Oficial e o Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, atual Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte e Presidente Regional Nordeste do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – CNCG/PM/BM, no Grau de Cavaleiro.

A Ordem do Mérito Militar é uma das mais destacadas honrarias nacionais – e, na realidade, a mais elevada distinção honorífica da Força Terrestre, foi criada pelo Decreto nº. 24.660, de 11 de julho de 1934, ainda no primeiro Governo de Getúlio Vargas, tendo por objetivo premiar os militares do Exército que tenham prestado notáveis serviços ao país ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão e aos militares da Marinha, Aeronáutica e Forças Auxiliares (Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares) que pelos serviços prestados, se tenham tornado credores de homenagem especial do Exército Brasileiro e a personalidades que têm contribuído para o engrandecimento da Força Terrestre.

A Presidenta da República é, de direito e de fato, a Grão-Mestre da Ordem, sendo detentora da Grã-Cruz e do Colar respectivo. A Ordem do Mérito Militar é administrada por um Conselho composto pelos seguintes membros: a) o Ministro de Estado da Defesa, seu Presidente Honorário; b) o Ministro de Estado das Relações Exteriores, seu Vice-Presidente Honorário; c) o Comandante do Exército, Chanceler da Ordem; d) o Chefe do Estado-Maior do Exército; e e) o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, sendo que, além dos membros natos, compõe o Conselho um integrante do Alto Comando do Exército, designado mediante proposta do Chanceler da Ordem.

A comunicação sobre a admissão do Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva na Ordem do Mérito Militar no Grau de Cavaleiro foi enviada com o seguinte teor:

Diz o comunicado: “Tenho a satisfação de participar que a Exmª Srª Presidenta da República, Grã-Mestra da Ordem, em reconhecimento aos serviços prestados ao Exército Brasileiro, admitiu V Sª na Ordem do Mérito Militar, acatando proposição do Conselho.
Ao ensejo, transmito a V. Sª. os cumprimentos do Sr. Comandante do Exército”.
Assina
Gen Bda Luiz Carlos Rodrigues Padilha
Secretário Geral do Exército

A comenda será entregue em solenidade militar que se realizará no dia 19 de abril de 2011, dia do Exército Brasileiro, às 19 horas, no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada.
Este ano apenas dois Oficiais de Forças Auxiliares foram agraciados com a Ordem do Mérito Militar: o Cel PMRN Araújo e o Cel PMERJ Carvalho, sendo a primeira vez na história de nossa Corporação que um Coronel PM no exercício do cargo Comandante-Geral recebe tão alta distinção honorífica.


Do cmtgeralpmrn

Nenhum comentário:

Postar um comentário