sexta-feira, 8 de abril de 2011

IRRESPONSABILIDADE NO CORPO DE BOMBEIROS - CAPITÃO CARDIOLOGISTA CONTRARIA PARECER DE PSIQUIÁTRA E COLOCA EM RISCO VIDA DE MILITAR

Por que será que existem suicídios em número tão grande nas instituições militares? Talvez por irresponsabilidades de alguns médicos (oficiais) que transgridem a ética médica e procuram fazer a vontade do chefe.
O CB BM Adriano Vitor Luciano dos Santos está em tratamento psiquiátrico e foi licenciado por um médico especialista (psiquiatra) que emitiu um laudo em que determina o afastamento por 60 dias em razão de "ansiedade de fundo paranóico com tendências depressivas e deverá fazer uso de medicamento por tempo indeterminado".
Acontece que o médico da unidade que é cardiologista, ou seja, não é especialista em psiquiatria se achou no direito de mudar a licença dada pelo médico especialista por dispensa.
Dúvidas:
1 - O médico da unidade é autoridade na area de psquiatria?
2 - Se o Cabo vier a surtar e der um piripaco, ou tentar contra sua própria vida, o oficial será responsabilzado?
Veja o que diz o Código de Ética Médica (RES. 1931/2009)
Capítulo VII
Relação entre os médicos
É vedado ao médico:
Artigo 52 - Desrespeitar a prescrição ou o tratamento de paciente, determinados por outro médico, mesmo quando em função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível beneficio para o paciente, devendo comunicar imediatamente o fato ao médico responsável.
A família do militar fará a denúncia ao CRM.
 
 
Do CB Júlio

Nenhum comentário:

Postar um comentário