segunda-feira, 14 de março de 2011

Policiais em formação vão reforçar atendimento nas delegacias

Os policiais em formação na Academia de Ensino de Polícia (AEP) iniciam nesta segunda-feira (14) até o dia 25 o estágio obrigatório do curso nas delegacias da região metropolitana. 
São 291 concluintes, sendo 31 alunos delegados, 180 alunos agentes de investigação e 80 alunos escrivães, que irão reforçar o trabalho oferecido pela Polícia Civil.
Na última sexta-feira (11), 35 peritos criminais em formação também iniciaram os estágios, cumpridos no Instituto de Polícia Científica (IPC).
O estágio prevê uma carga horária de 60 horas, que podem ser cumpridas durante o expediente das delegacias ou em regime de plantão de 12h.  Após o treinamento, os alunos aguardam a nomeação para assumir as funções policiais.
De acordo com o delegado Bergson Vasconcelos, diretor da AEP, o estágio tem três objetivos: colocar em prática a teoria aprendida na Academia, verificando como acontece o dia-a-dia policial nas delegacias; ajudar a diminuir os índices de criminalidade, já que os estagiários podem fazer levantamentos, investigações, ir a locais de crime, escutar testemunhas e dar andamento a inquéritos; e ainda fazer com que os alunos policiais entrem em contato com os futuros colegas de trabalho.
Ainda segundo o diretor, “os alunos irão ficar divididos em equipes e serão acompanhados por servidores efetivos. Cada aluno vai atuar em pelo menos duas delegacias”. Durante o estágio, os alunos policiais não poderão portar armas, dirigir viaturas ou participar de ações que possam por em risco a própria integridade física.
Para Luiz Eduardo Montenegro Bento de Souza Segundo, aluno delegado que cumpre estágio na 9ª Delegacia Distrital, no bairro de Mangabeira, esta é a disciplina mais importante do curso de formação.
“É a oportunidade que temos de nos familiarizarmos com o trabalho a ser exercido no futuro e por em prática os ensinamentos da academia”, revela o aluno, acrescentando que foi bem recebido pelos futuros colegas e as atividades estão correspondendo às expectativas.
“Os futuros policiais receberam um excelente treinamento, puderam contar com uma estrutura completa, equipamentos de última geração e professores capacitados. Com certeza, estão prontos para o estágio e para atuar na segurança pública em nosso Estado”, frisou Bergson Vasconcelos.
Antes de chegar à etapa final do curso, os alunos passaram por vários treinamentos, obedecendo a uma carga horária de 800 horas/aula. Todos os futuros profissionais de segurança foram selecionados em concurso público.
Peritos médicos, químicos, odonto-legais, necrotomistas e técnicos em perícia já finalizaram o período de estágio, realizado no IPC. A formatura dos alunos acontece no dia 31 de março, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
Da Secom da PB/Retirado do portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário