quarta-feira, 23 de março de 2011

Má qualidade da água prejudica mais de 20 mil pessoas em Patos-PB e outras cidades

Fernanda Moura e Erika Castro

Mais de 20 mil pessoas que vivem nas cidades de Tavares, Teixeira e Patos estão sendo prejudicadas com a falta e a má qualidade da água. Em Teixeira, os moradores relatam que estão há várias semanas sem água, e em alguns locais, há três meses não chega água nas torneiras. Em alguns bairros de Patos e na cidade de Tavares, a água está suja e com mau cheiro. Em Teixeira, a população realizou duas manifestações na quinta-feira e no último sábado pedindo a regularização do abastecimento.
"Crianças e adultos saíram às ruas batendo latas, canos, mangueiras, pedindo a volta da água nas torneiras", contou o jornalista Ednei Lisboa. Para suprir a falta de água, a comunidade está buscando água em duas cisternas disponibilizadas pela prefeitura às 06h00 e 12h00.
A dona-de-casa Maria Clarisse da Silva, 55, mora no bairro Três Postos, e disse que todos os dias carrega em média cinco tambores de 200 litros em uma carroça de burro para abastecer a família. "Há mais de trinta dias que não chega água no meu bairro. Quem não tem meio para transportar a água o jeito é comprar", contou. O comércio também é realizado por Damião de Sousa, 50, que vende cerca de 20 botijões por dia a R$ 5,00 cada. "Há quase três meses que estamos sem água, e em lugares que tem água, o líquido está sujo", disse a dona-de-casa, Maria do Carmo Leite, 50.
O engenheiro da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Pedro Roberto Matos, explicou que o principal manancial que abastece Teixeira teve que ser desativado. "Com a chuva de janeiro e fevereiro o Açude Bastiana teve que ser desativado, já que a vegetação apodreceu e a água ficou com mau cheiro. Paramos o abastecimento e realizamos revezamento utilizando as águas de outro açude", contou, afirmando que fornecimento será regularizado.
Em Patos moradores também relataram que a água está sem qualidade em alguns bairros. O vereador do município de Tavares, Adão Luiz de Almeida, disse que a água que está chegando às torneiras com mau cheiro e cor amarelada.


Fonte: HoraExata

Nenhum comentário:

Postar um comentário