sábado, 19 de março de 2011

Deputado denuncia que água da Cagepa está adoecendo população da PB


Frei Anastácio
Quase 530 casos de pessoas com febre alta e diarréia foram constatados na cidade de Esperança, a 146 quilômetros de João Pessoa, do final de fevereiro desde ano até agora. Só nos últimos sete dias, foram registrados 75 casos de pessoas doentes, incluindo crianças e idosos. O fato está sendo denunciado pelo deputado estadual, Frei Anastácio (PT). Segundo ele, a doença está sendo causada pela água da Cagepa.

“Todas as pessoas doentes estão se queixando da água da Cagepa, que está chegando às torneiras com cor diferente. E essa doença só começou a atingir os moradores, depois que a água apareceu com esse aspecto turvo”, disse o parlamentar. Frei Anastácio acrescentou que, além de faltar água com freqüência na cidade, agora os moradores estão sofrendo com mais esse problema.

Ele disse que segunda-feira(21) irá oficializar pedido de providências à Cagepa, para que a empresa analise o que está ocorrendo em Esperança. “Vamos solicitar providências, também, da Secretaria de Saúdem do Estado, uma vez que o número de pessoas doentes é muito alto, para um município que tem pouco mais de 31 mil habitantes. Acredito que já é um caso de saúde pública e merece providências urgentes”, disse o parlamentar.

No dia 24 de fevereiro, a Câmara de Vereadores do município realizou sessão especial, com participação de Frei Anastácio e Arnaldo Monteiro (deputados filhos da terra), além de muitas lideranças do município, para discutir a falta de água. Segundo o que ficou constatado, os moradores de cada rua da cidade recebem água apenas uma vez por semana. “Isso significa ter água na torneira de oito em oito dias. Dessa forma, a população sofre muito e não suporta mais, e agora apareceu mais esse problema, que só pode está sendo causado pela água”, afirmou.

O petista disse que o problema todo se concentra no reservatório que abastece Esperança, Areia e Remígio, que está apenas com 5% da capacidade total. Segundo o deputado a saída para resolver o problema será a reconstrução da barragem de Camará, que irá beneficiar a população dessas cidades.

“Nos vamos fazer gestão,junto ao governo do estado através da Assembléia Legislativa, para que essa reconstrução da barragem saia logo do papel. Além disso, vamos lutar para que o governo do estado não remaneje R$ 5 mi, para construção do centro de convenções em João Pessoa, do orçamento de R$ 20 mi, deixado pelo governo Maranhão para a reconstrução de Camará, como foi anunciado”, disse Frei Anastácio.


Fonte: Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário