terça-feira, 22 de março de 2011

40 mil veículos circulam em Patos-PB. Números assustam!


A cidade de Patos tem pouco mais de 100 mil habitantes, mas já pode ter circulando cerca de 40 mil veículos. Com tantos veículos, o trânsito na cidade dá sinais de esgotamento e preocupa as autoridades ligadas diretamente aos órgãos de controle do tráfego em Patos.
De acordo com números oficiais relativos ao mês de dezembro de 2010, a cidade conta 9.006 carros e 16.491 motos, motonetas e ciclomotores. Quando são somados os caminhões, ônibus, micro-ônibus, carretas e reboques chegam ao total de 28.850 veículos registrados.
A estimativa da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTRAN é que existem em circulação na cidade de Patos cerca de 40 mil veículos. Essa cifra é referente a uma média da soma dos veículos registrados no domicilio de Patos somados com os registrados em outras cidades, mas que circulam pelas ruas e avenidas de Patos.
Os Motociclos representam 57,1% da frota, ou seja, quase 60%. Se somados os motociclos com registros domiciliares e os registrados em outras cidades, mas que circulam em Patos temos em média 22.840 motociclos circulando em nosso município. No ano de 2001 o número de carros era maior que motos, mas em 2010 as motos ultrapassaram, e muito, o número de caros na cidade.
No ano de 2010 – foram registrados pela CPTRAN 563 acidentes. 354 tiveram participação de condutores de motociclos, representando a média de 62,87% dos acidentes. De acordo com uma pesquisa australiana andar de moto é 114 vezes mais perigoso que de ônibus e 30 vezes mais que de automóvel. Por tanto, redobre sua atenção. Por isso o seguro de danos pessoas causados por veículos automotores de via terrestre- DPVAT, pago por donos de motociclos, é 174,6 % mais caro em relação aos pagos por donos de automóveis.
Com tantos veículos circulando em Patos a cobrança sobre as autoridades competentes pelo trânsito redobram. Mas também exigem dos condutores paciência, prudência e mudanças de hábitos ao volante.

Agradecimentos ao CPTRAN  
Jozivan Antero – patosonline.com   
Retirado do patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário